Nitidez é sempre um assunto que rende debates tanto para fotógrafos como para cinegrafistas, desde as técnicas para obter uma fotografia mais nítida, passando pela escolha de câmeras e lentes visando obter nitidez, ou ainda o tratamento em softwares como Photoshop e Lightroom, o assunto é frequente e amplo.
Neste vídeo trago cinco, na verdade seis… sério, são sete dicas para a melhoria técnica de suas fotografias, passando por focalização, escolha de lentes, escolha de abertura, tempo de exposição (velocidade), ISO, entre outros pontos, e a maioria delas é também aplicável para cinegrafistas.
Este vídeo faz parte da série que estou produzindo, chamada 5 Dicas, aqui no Blog Audiovisual já vimos o episódio 5 Dicas para Fotografar Shows , o 5 Dicas para a Fotografia de Natureza e o 5 Dicas para composições criativas. Ainda teremos outros episódios adiante envolvendo diversos temas.
Mas vamos falar de nitidez em fotografia (e também em vídeo) que é o tema de hoje, veja o vídeo:
Lembre-se que a nitidez não pode ser um valor absoluto em nossa vida como fotógrafos e cinegrafistas. Se em determinado momento é necessário, pela estética, pela beleza ou adequação do enquadramento, utilizar uma abertura menos nítida, então é isso que faremos pois existem objetivos maiores que vão além da nitidez. O mesmo vale para tempos de exposição, se num vídeo uma escolha de shutter mais nítido for gerar uma impressão estranha nos movimentos, então é melhor sacrificar a nitidez em favor da naturalidade dos movimentos.
Ter uma imagem nítida é um valor importante, mas sempre estará abaixo em importância quando comparado ao tema de nossas imagens, a narrativa, a composição etc. Tendo isso em mente, podemos pensar em como casar nossos objetivos visuais, nossa composição e nossa narrativa, também com a obtenção de nitidez para uma máxima qualidade técnica em nossas imagens.
Agora é sair para fotografar, bons e nítidos clicks para vocês,