Lentes de cinema são realmente melhores do que as fotográficas?
A resposta é: depende da finalidade.
As lentes fotográficas foram projetadas primariamente para atender aos propósitos fotográficos. Mas também atendem a vídeos dada a qualidade dos sensores das câmeras fotográficas. Enquanto as de cinema foram projetadas para o resultado cinematográfico.
Este tema já foi objeto de outros posts neste blog, veja clicando aqui. Mas vamos relembrar os principais benefícios de utilizar lentes cine, e as vantagens delas sobre uma lente fotográfica.
A primeira diferença notável é a abertura. As lentes fotográficas trabalham em F/stops, enquanto as lentes de cinema em T/stops.
Os T/stops não são somente mais precisos que os f/stops das lentes fotográficas. Já que eles foram cuidadosamente medidos e mensurados para controlar precisamente a quantidade de luz exata que é transmitida pelas lentes ao sensor.
Isto é fundamental em cinema pois nas trocas de lentes por distâncias focais diferentes, a abertura será exatamente igual em todas as escalas. Assim, irá assegurar imagens mais precisas e demandará menos horas de pós-produção.
Por que o T stop é mais preciso do que o F stop?
A luz durante o percurso por dentro da objetiva apresenta algumas pequenas perdas quer seja por absorção ou reflexão. E é a escala T que calcula precisamente estas perdas. Portanto, com um conjunto de lentes 1.5, por exemplo, você pode utilizar de qualquer lente que a luminosidade será sempre a mesma. Isto já não ocorre com as fotográficas.
Outra vantagem é que as lentes de cinema com uma engrenagem ao redor do corpo do foco, totalmente compatível com os follow focus de cinema.
E as vantagens de utilizar um follow focus com uma lente de cinema são indiscutíveis. Uma vez que o follow focus tem dentes que são acionados por uma roda e, através desta engrenagem externa, é possível marcar precisamente a posição do foco desejada. Isso é incrivelmente útil para as passagens de foco.
Em cenas em que o ator se movimenta por exemplo o operador pode marcar de forma fácil as posições do giro do anel de foco, marcando a posição inicial e final e girando de acordo com a movimentação do ator para manter o foco absolutamente preciso.
Outro diferencial das lentes de cinema também é a presença de starting point e ending point. Ou seja, o giro do anel de foco tem início e fim. Já nas fotográficas o anel de foco gira infinitamente, mesmo quando atingimos o máximo e o mínimo.
A marcação de foco nas lentes de cinema é feita nas duas laterais. Desta forma o follow focus pode ser instalado em qualquer lado, dependendo da necessidade da cena a ser gravada.
Mais um detalhe importantíssimo para o cinema é que os anéis de comando de todas as lentes encontram-se sempre na mesma altura e os comandos sempre na mesma posição para facilitar a operação. Assim, fornece economia de tempo que na troca de lentes, evitando montar e configurar o follow focus novamente e consequentemente economizando o tempo de gravação, já que uma diária de set de filmagem contribui muito no custo da produção.
Já as lentes fotográficas são projetadas para otimizar o tamanho e o custo, não existindo uma padronização da altura dos anéis de comando.
Um fator diferencial também é na montagem. Uma vez que a montagem de uma lente reflete como ela se encaixa no corpo da câmera. Os sistemas mais comuns são os de rosca, mais presentes nas fotográficas. E os de baioneta, presentes nas de cinema.
A montagem de cinema mais comum é a PL (de positive lock) pela precisão do alinhamento mecânico entre a lente e o corpo da câmera e pelo seu perfeito sistema de travamento. Há outras montagens como a PV da Panavision e a FZ-mount da Sony.
Nas lentes fotográficas há uma variedade maior de montagens, só para citar algumas:
- Canon EF / Canon EF-M / Canon EF-S / Canon FD / Canon FL
- A- Mount / F-Mount da Sony
- Z-Mount da Nikon
Existe uma montagem que foi criada para atender tanto às câmeras fotográficas quanto às de cinema, o MFT (micro four thirds).
Um último diferencial entre as fotográficas e as de cinema é o preço, uma vez que as de cinema são mais caras.
Por final, hoje em dia há algumas marcas como a DZOFilm que tornaram as lentes de cinema mais acessíveis e com montagens que encaixam em câmeras fotográficas, oferecendo inclusive kits MFT. A despeito do peso da lente de cinema ser bem maior, o filmmaker já pode pensar em utilizar e até adquirir um kit de lentes de cinema para as suas produções.