Esta talvez seja a notícia mais impactante nos últimos tempos na área de videoprodução.
A Nikon informou oficialmente que fechou um acordo de aquisição de 100 por cento da RED e que a RED se tornará uma subsidiária Nikon.
Ainda não se sabe com riqueza de detalhes sobre a aquisição, apenas pode-se dizer que a RED se tornou 100 por cento parte da empresa Nikon, e que a fabricação das RED não deverá ser afetada.
A Nikon ressalta que esse acordo visa utilizar sua experiência no desenvolvimento de produtos e processamento de imagens somados ao conhecimento da RED sobre câmeras de cinema e sua tecnologia exclusiva de codecs.
Do Ponto de vista NIkon
Para a Nikon a aquisição faz todo o sentido, pois ela é forte concorrente da Canon no mercado de mirrorless mas viu com preocupação o avanço da Canon, Panasonic, Sony e até da Blackmagic com relação a câmeras de cinema.
O custo de aquisição pode ser astronômico aqui, mas para a Nikon, provavelmente este investimento se pagará em poucos anos.
Do ponto de vista da RED
Para quem é adquirido normalmente o acontecimento é um pouco desconfortável, especialmente para uma empresa como a RED que nasceu como todos sabem através do fundador da OAKLEY Jim Jannard, cujo sonho era entregar câmeras de cinema de altíssima qualidade ao mercado.
Desde então, a RED construiu um legado em sua tecnologia de câmera de cinema e sua tecnologia proprietária de compressão RAW. As câmeras da RED ganharam o Oscar e foram uma escolha popular das produções de Hollywood para a execução das necessidades de cineastas e cineastas independentes em todo o mundo.
Ao que parece a RED poderia estar atravessando dificuldades o que culminou no aceite do acordo de aquisição.
Para nós o que podemos fazer é torcer por novidades, e por equipamentos cadas vez mais interessantes.