Diferença entre lentes de cinema x lente fotográfica
Vamos discutir os benefícios de utilizar lentes cine, e as vantagens de uma lente cine sobe uma lente fotográfica.
Acredito que nem todos tenham tido o privilégio de testar uma objetiva de cinema e poder comparar com uma lente fotográfica comum. Desta forma é possível avaliar se é viável investir ou mesmo locar um kit destas lentes, lembrando que atualmente há kits de lentes de cinema a preços bem acessíveis, o que não ocorria até há pouco tempo.
Vamos ver os benefícios das lentes de cinema:
A primeira diferença notável é a abertura: As lentes fotográficas trabalham em F stops que geralmente clicam no local em que vc posiciona o anel de abertura, de forma física ou eventualmente de forma eletrônica através do corpo da câmera. As lentes de cinema tem Tstops e o anel de abertura gira de forma muito suave, além disso nestas lentes o anel de abertura é bem preciso, pode ser colocado entre um stop e outro, bem como em posições intermediárias.
Os T stpos não são somente mais precisos que os f stops das lentes fotográficas, os t stops foram cuidadosamente medidos e mensurados para controlar precisamente a quantidade de luz exata que é transmitida pelas lentes ao sensor.
Por que o T stop é mais preciso do que o f stop?
Toda objetiva parte do nr “f” que é uma medida geométrica do diafragma, quanto consideramos por exemplo f / 2.8 estamos na realidade fazendo uma conta, que é o resultado da divisão do “f” (tamanho da abertura da lente) pelo número 2.8.
O que importa considerar é que a luz durante o percurso por dentro da objetiva, apresenta algumas pequenas perdas quer seja por absorção, reflexão … o fato é que a escala T considera o cálculo destas perdas, portanto um conjunto de lentes 1.5 por exemplo, você pode utilizar de qualquer lente que a luminosidade será sempre a mesma; o que não ocorrerá no caso das lentes fotográficas.
Outra vantagem é que as lentes Cine vem com uma engrenagem ao redor do corpo do foco, justamente para funcionar perfeitamente com um follow focus.
E as vantagens de utilizar um follow focus com uma lente de cinema são indiscutíveis: O follow focus tem dentes que são acionados por uma roda e através desta engrenagem externa é possível marcar precisamente a posição do foco desejada (incrivelmente útil para as passagens de foco).
Em cenas em que o ator se movimenta por exemplo o operador pode marcar de forma fácil as posições do giro do anel de foco, marcando a posição inicial e final e girando de acordo com a movimentação do ator para manter o foco absolutamente preciso.
Nas lentes de cinema também há starting point e ending point quando giramos o anel de foco entre a distância mínima e máxima…..Em Uma lente fotográfica o anel de foco gira infinitamente…..mesmo quando atingimos os pontos máximo ou mínimo.
A marcação de foco nas lentes fotográficas são na parte superior da lente enquanto nas lentes de cinema há marcações de foco nas duas laterais, de forma que o follow focus possa ser instalado de qualquer um dos lados, dependendo da necessidade do operador.
Outra característica marcante é que os anéis de comando de todas as lentes encontram-se sempre na mesma altura e os comandos sempre na mesma posição, isto vai facilitar em muito a operação e a economia de tempo na troca, pois não haverá necessidade de se desmontar e montar novamente o follow focus, uma economia de tempo considerável, quando consideramos os custos de uma diária de um set de filmagem. Já as lentes fotográficas são projetadas para otimizar o tamanho e o custo e não existe esta padronização de altura dos anéis de comando.
Mas há uma única desvantagem… as lentes de cinema são muito caras em comparação com as lentes fotográficas… PORÉM ESTA DESVANTAGEM AGORA PODE NÃO EXISTIR… há alguns kits de lentes de cinema de fabricantes como Rokinon e DZOFilm que oferecem kits de lentes de cinema por valores absurdamente mais baixos e sem detrimento de qualidade.
Falando especificamente sobre o kit da Rokinon, são 4 lentes por um valor bastante acessível que coloca as lentes de cinema ao alcance de todos.
d