O que são objetivas e por que precisamos tanto delas?
Sabe o tipo de coisa que todos usam mas que muitos não tem a menor ideia de como elas funcionam?
A objetiva, vulgarmente conhecida como “lente” para alguns pode ser comparada com a eletricidade, todos usam mas poucos sabem realmente como ela funciona.
Muitos conhecem a objetiva simplesmente como aquilo que vai na frente da câmera, outros conhecem como aquela pecinha cara que encaixa na DSLR.
É muito importante sabermos como funcionam as “lentes” para sabermos quais são as mais indicadas para o nosso trabalho, porque há inúmeras opções e se você nunca parou para pensar nisso talvez seja esta sua última oportunidade de conhecer o assunto…
Vamos lá aprender sobre objetivas!
Vamos pensar diferente:
Se você tirar a objetiva de sua câmera o que acontece com a imagem?
Não acontece nada, ou seja, não obtemos imagem, a luz vai atingir diretamente o sensor da câmera mas não obteremos imagem alguma.
A função da objetiva (lentes) é focar e conduzir a luz para o sensor da câmera fazendo com que a imagem se forme nele. Isto é exatamente o que nossos olhos fazem.
Se a função da objetiva (“lentes”) é tão simples, qual o motivo de termos tantas opções? Será que é só para nos confundir?
Para entendermos bem o que é objetiva, vamos analisar três pontos principais:
1) Distância focal
Basicamente é a distância entre o centro da lente e o seu foco. Em outras palavras é o o quão ampla ela faz com que a imagem apareça. Uma objetiva mais larga (tipo 16mm) oferece uma área mais ampla para olharmos.
Seguindo o mesmo raciocínio, uma objetiva de 200mm posicionada exatamente no mesmo local verá muito menos o cenário, e o assunto em foco vai parecer maior com relação ao quadro.
Sabemos que há um número muito grande de distâncias focais, e agora sabemos que a distância focal implica em características de visualização diferentes (imagens mais ou menos amplas).
Há também outros dois fatores que influenciam na distância focal:
Para aprofundar um pouco neste assunto, precisamos fazer uma comparação com a visão humana.
Vamos admitir que uma objetiva de 50mm imite exatamente o que o olho humano vê. sem distorções.
Tudo que estiver abaixo de 50mm é considerado como grande angular, logo são exemplos de grande angular: 14mm , 18mm e 24mm.
Do mesmo modo tudo que estiver acima de 50mm poderá ser considerado como “zoom”.
A Grande Angular faz as coisas parecerem mais distantes enquanto as objetivas zoom fazem com que pareçam mais próximas (será que é por isso que chamam zoom?).
Então, o que isso significa para você? Como isso influencia a objetiva que você escolhe?
Bem, isso significa que se você quiser realmente exagerar o quão longe algo está, use uma lente grande angular. Mas o oposto também é verdade – se você quiser fazer parecer que algo está mais perto do que realmente está, então uma objetiva zoom é a melhor escolha.
Mas, a menos que você esteja fotografando algo incrivelmente estilizado, provavelmente não estará fotografando o tempo todo nesses dois extremos. Em todo o meio da escala, entre esses intervalos, há uma variedade de distâncias focais que podem servir aos seus propósitos em diferentes ocasiões.
Tenha em mente as características que você viu em cada um dos extremos e, à medida que você sai desses extremos e se aproxima da zona intermediária, verá esses efeitos diminuirem, até chegar a cerca de 50 mm.
Há outros dois conceitos que precisamos adicionar ao conceito das distâncias (grande angular x normal x zoom) que são:
2) Abertura
Agora quando você ouvir o pessoal da produção falar de 24mm, 50mm, 200mm, agora você sabe que estão falando de distâncias focais!
Mas há outros números envolvidos como o F-stop.
Basicamente o F-stop se refere ao dâmetro de abertura da lente.
Basicamente a lente possui um “buraco” por onde passa a luz e a objetiva possui um conjunto de lâminas que servem para aumentar ou diminuir artificialmente este orifício.
Considerando o número 1 como a abertura máxima (o tamanho todo do ‘buraco” da lente), os f-stops são estágios intermediários que deixam este buraco de tamanhos diferentes de modo a pasar menos luz.
O que pode confundir um pouco é que um número menor representa uma abertura maior, é fácil entender se pensarmos em termos de fração, onde quanto maior o denominador menor será o resultado… logo f/1.4 representa uma abertura muito maior do que f/8.0.
Escolhendo um F-stop maior (fazendo o “buraco” ficar menor), significa que entrará menos luz e a imagem ficará mais escura, do mesmo modo se escolher um F-Stop menor (o “buraco” será maior) e mais luz entrará e a imagem tenderá a ser mais brilhante.
A entrada de mais ou menos luz altera a profundidade de campo, menos luz maior a profundidade de campo, mais luz menor a profundidade de campo.
Em outras palavras, quanto menor o número (maior o “buraco”) mais estreito é o seu alcance focal até obter uma área muito fina e fina que pode estar em foco a qualquer momento. Ter um fundo fora de foco e um assunto muito focado é uma técnica muito utilizada.
Quanto mais fora de foco o fundo, mais o seu assunto poderá ficar em evidência.
Na prática quando investimos em objetivas estamos comprando Luz.
Aqui vale o trocadilho: Quanto mais clara mais cara…
As objetivas de maior abertura são mais claras, e portanto mais caras.
3) Lentes Zoom x Lentes Prime
Uma objetiva prime significa que ela possui uma distância focal única, não há como aplicar zoom.
Por outro lado, uma lente zoom significa que podemos alternar várias distâncias focais. (EX 50-100, 70-200)
Qual a melhor?
Já que é útil termos muitas distâncias focais à disposição, porque não temos logo uma 30-300 e com F-Stop baixo em todas as distâncias focais?
É praticamente impossível termos uma objetiva tão abrangente, aí vem a explicação do porquê necessitamos de várias objetivas.
Isto quer dizer que as Lentes Prime não são úteis?
As vantagens das Objetivas Prime são:
maior nitidez
baixo F-stop
Menor preço
Logo não há uma regra única para escolhermos as objetivas, apenas a utilização que daremos a elas.
Espero que esta visão geral tenha ajudado você a entender o básico das lentes.
Você deve ter uma ideia melhor agora do que se deve observar ao comprar uma objetiva e quais são as funções mais essenciais dela.