Como a abertura e F-Stop afetam a profundidade de campo?
Neste post vamos falar sobre o conceito de abertura, F-stop e como esses dois itens afetam a profundidade de campo.
É primordial dominarmos estes conceitos, pelo bem da qualidade dos nossos filmes.
Abertura, F-stop e profundidade de campo:
1) Profundidade de Campo:
A profundidade de campo em uma foto é a distância para frente e para trás em que os objetos estão em foco.
Vamos imaginar uma situação:
Você está gravando uma pessoa a 6 metros de sua câmera e existem árvores a 10 metros atrás dela.
Se a profundidade de campo for pequena você poderá focar a pessoa porém as árvores ao fundo estarão desfocadas.
Se a profundidade de campo for grande tudo estará em foco.
Através deste conceito efetuamos a chamada passagem de foco, onde focamos em um objeto mais próximo, desfocando os mais afastados, depois focamos no objeto mais afastado desfocando o mais próximo.
A passagem de foco é feita utilizando-se o conceito da profundidade de campo.
2) Abertura:
A abertura é o “buraco” na lente por onde a luz entra e atinge o sensor da câmera.
Há uma similaridade muito grande com os nossos olhos, onde a íris se dilata em ambientes escuros para permitir entrar mais luz, enquanto em ambientes muito claros ela se fecha mais.
A abertura interfere diretamente na profundidade de campo de sua imagem. Uma abertura grande diminui a profundidade de campo e uma abertura pequena fornece uma profundidade de campo maior.
Note que um número f-stop menor significa uma abertura maior, no exemplo acima f/ 1.4 é a abertura maior (entra mais luz) enquanto f/8.0 a menor abertura (entra menos luz).
Este assunto gera um pouco de confusão pois as aberturas são representadas por números em que quanto menor o número maior a abertura (buraco) e por consequência mais luz entra na objetiva.
A maior abertura possível é representada pelo número um (1) logo os números subsequentes, conhecidos como f stops são frações do número 1 e portanto menores que ele; esta é a razão de termos para um número menor uma abertura maior (buraco maior) e portanto mais luz.
As objetivas mais caras são justamente as mais caras (desculpem pelo trocadilho), na prática uma objetiva f 1,4 custa muito mais caro do que uma f 3.5.
No mundo do vídeo nós pagamos na verdade por luz.
Vamos exemplificar com a tabela abaixo:
No exemplo acima f.1.4 é o maior buraco enquanto f32 o menor, imagine a quantidade de luz que passa por f1,4 comparada com a f32.
O entendimento deste princípio levará você a compreender de vez a relação entre a abertura e o conceito da profundidade de campo (depth of field).
Para entender de vez o que é profundidade de campo basta imaginar a câmera na frente de um objeto qualquer (objetivo principal do foco), a profundidade de campo é quanto para frente e para trás do objeto principal ainda existe foco nítido.
Na imagem acima temos duas situações:
O coelho é o objetivo principal.
Na primeira imagem apenas o coelho está em foco, o que está antes (mais próximo da câmera) e o que está depois dele estão fora de foco. Esta é a explicação para a famosa profundidade de campo pequena ou rasa (somente o objetivo principal em foco e o restante desfocado).
Na segunda imagem tanto o coelho como o arbusto que está próximo à câmera quanto as árvores ao fundo estão em foco. Isto é profundidade de campo grande.
Entendemos aqui que a importância da abertura é o controle da profundidade de campo.
Então, como o f-stop afeta a profundidade de campo?
Se lembrarmos que quanto mais luz entra menor será a profundidade de campo, se desejarmos uma profundidade de campo grande, onde tudo esteja em foco, temos que deixar entrar menos luz, logo usaremos um f-stop mais alto.
Do mesmo modo se desejarmos uma imagem com fundo desfocado por exemplo (profundidade de campo pequena), temos que deixar entrar mais luz, logo usaremos um f-stop menor.
Para lembrar sempre desta regra f-stop x luz, basta lembrar que f-stop alto leva a profundidade de campo maior.
Obviamente lembre-se sempre que f-stop alto significa menos luz, desta forma certifique-se de que tenha luz suficiente para que sua imagem não fique escura demais!
3) F-stop:
Considerando que a abertura é um “buraco” o f-stop é a representação do tamanho deste “buraco” por onde entrará luz na câmera. E se comparamos a abertura com a íris dos olhos no caso o f-stop pode ser comparado às nossas pálpebras.
Para exemplificar utilizando o exemplo dos olhos a pupila se dilata ou se estreita com base na quantidade de luz do local.
Os F-stops variam de 1 a 32 normalmente, e é sempre bom frisar que um f-stop menor permite entrar mais luz enquanto que um f-stop maior permite a entrada de menos luz.
Para lembrar sempre desse conceito vai uma dica:
Imagine a abertura inteira como o número 1 e as demais como frações (pedaços do nr. 1), e como é uma divisão, quanto maior o denominador menor será o número final e por consequência menor a abertura. Do mesmo modo quanto menor for o denominador, mais perto do 1 estaremos, logo maior será a abertura.
* espero não ter confundido ninguém com esta explanação…
Então, como o f-stop afeta a profundidade de campo?
Se lembrarmos que quanto mais luz entra menor será a profundidade de campo, se desejarmos uma profundidade de campo grande, onde tudo esteja em foco, temos que deixar entrar menos luz, logo usaremos um f-stop mais alto.
Do mesmo modo se desejarmos uma imagem com fundo desfocado por exemplo (profundidade de campo pequena), temos que deixar entrar mais luz, logo usaremos um f-stop menor.
Para lembrar sempre desta regra f-stop x luz, basta lembrar que f-stop alto leva a profundidade de campo maior.
Obviamente lembre-se sempre que f-stop alto significa menos luz, desta forma certifique-se de que tenha luz suficiente para que sua imagem não fique escura demais!