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Iluminação

Como trabalhar com a técnica de iluminação de três pontos economize com iluminação utilizando esta técnica

Marcos Oliveira
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Como trabalhar com a técnica de iluminação de três pontos

Como começar a trabalhar com a iluminação de três pontos?

Trata-se da maneira mais clássica, básica e eficiente de iluminar seu assunto (aquilo que está na frente de sua câmera).

Tudo é bastante simples, e nem é necessário luzes muito sofisticadas.

Os populares painéis de Led são os mais utilizados no momento.

O básico da iluminação de três pontos consiste em:

1)  uma luz chave

2) uma luz de preenchimento

3) Uma luz de fundo (ou luz de cabelo)

Vamos passar por cada um deles com mais detalhes, para que você saiba exatamente para que  serve função cada um deles e onde posicioná-los em relação ao  assunto.

1. Luz da Chave

Esta é a principal e ocupa a função de efetivamente iluminar o seu assunto.

A câmera fica normalmente fixada diretamente no assunto, logo essa luz chave deverá ser posicionada em um dos lados da câmera.

Há dois pontos cruciais para considerar a luz principal:

a) Ângulo
Se o seu assunto estiver de frente para a câmera, você pode decidir o que fica melhor para sua cena em termos de onde a luz principal deve estar. Se o assunto estiver virado para um lado, a maneira tradicional de iluminar o assunto é colocar a chave no mesmo lado da câmera para o qual o assunto está voltado. Neste caso é como se o assunto estivesse olhando direto para a luz principal em vez de para a câmera. Também é possível considerar a chave no lado oposto ao rosto se preferir.

b) Distância: Se aproximar a luz principal da câmera concederá uma aparência mais plana.  O rosto do assunto ficará mais brilhante e parecerá mais próximo.

 

2. Luz de preenchimento
Como o próprio nome sugere, a luz de preenchimento preenche algumas das sombras projetadas pela luz principal.  Esta luz é utilizada normalmente para remover sombras ao redor do nariz , olhos e queixo.

Coloque a luz de preenchimento no lado oposto da câmera, exatamente como sua luz principal.

Esta luz entretanto não deve ser tão forte como a principal;  caso a luz de preenchimento seja idêntica à luz principal e não seja possível configurar o brilho (não dimerizável) basta afastá-la um pouco mais do assunto que fará o mesmo efeito.

3. Luz de fundo (ou luz de cabelo)

Essa luz deve ser colocada atrás do assunto e inclinada de modo que fique apontada para a luz principal. O que a luz de fundo faz é dar uma imagem clara da forma do seu assunto, agindo como um contorno.

O resultado final é uma imagem profissional que deixa seu assunto com a melhor aparência.

Como iluminação não é uma ciência exata, se tiver algumas luzes extras pode experimentar adicioná-las aos poucos.  As luzes extras podem ser posicionadas em torno das principais.

 

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Sobre o autor

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Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

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