Como montar um Podcast do zero (IV)
Iluminação – Técnica croskey para Podcast
A iluminação é uma parte muito importante de qualquer setup de vídeo / Podcast.
O básico de iluminação é composto sempre por 3 tipos de luz.
- Luz principal (key light) – é a luz predominante no assunto principal.
- Luz de preenchimento (fill light) – exatamente como o nome sugere ela cuida do preenchimento da cena, no caso do podcast pode ajudar a iluminar o rosto dos participantes. (Eliminar sombras).
- Luz de fundo – Cuida do preenchimento do fundo do cenário.
Normalmente se consegue fazer uma boa iluminação usando apenas três iluminadores de Led dimerizáveis, onde se pode controlar o percentual de luz que está direcionando para a cena.
Este é o básico de iluminação, porém quando falamos de Podcast podemos ser ainda mais econômicos, utilizando apenas dois iluminadores de led, pois normalmente o cenário do Podcast pode se utilizar da técnica chamada cross key, que basicamente significa cruzarmos dois iluminadores cada um com uma função dupla de iluminação frontal / lateral. neste caso uma luz atua como backlight da outra e economizamos um ilumniador.
Uma terceira luz pode ser adicionada para preencher o fundo, esta terceira luz poderá ser colocada perpendicularmente às luzes cruzadas.
Esta terceira luz também, no caso do Podcast pode ser substituída por Luzes de tubo no fundo do cenário, o que concede um efeito muito interessante à imagem.
A utilização de três iluminadores é a mais tradicional em qualquer setup de vídeo, sempre respeitando as regras do Key light, fill light e background light (luz principal, luz de preenchimento e luz de fundo).
Bons exemplos de iluminadores, com excelente relação custo x benefício são os da Tolifo:
Dois modelos interessantes são o Tolifo GK-600 e o Tolifo GK 1000.
Ambos são dimerizáveis e podem ser utilizados tanto com fonte de alimentação como com bateria.
No próximo Post vamos abordar o streaming, falaremos dos principais softwares que podem ser utilizados para gravar e fazer streaming ao vivo.
Falaremos sobre três dos softwares mais utilizados para gravação e streaming ao vivo.
Ate lá.