Canon EOS R6 vale a pena para quem precisa de um único equipamento que faça fotos e vídeo 4k
Recebemos a nova Canon R6 para testes, para vermos se realmente ela é o que promete, isto é, uma câmera multipropósito para atender bem aos produtores de conteúdo em Full HD ou 4k e também tirar fotos profissionais.
Trata-se realmente de uma câmera que filma em 4k 60PFS e tira fotos a 20.1 Mepapixels.
Para fotografia, nada se comparara ao seu sensor Full frame de 20MP muitos defendem a utilização das câmeras de sensor cropado, porém um sensor full frame possibilita muito mais, não apenas pela resolução fotográfica de 20.1 Megapixels mas no resultado que o sensor full frame oferece, sobretudo em condições adversas de luz.
Falando em luz graças ao sensor full frame o ISO da R6 pode chegar a 102.400 (extensível até 204.800).
As novas lentes padrão RF são um capítulo a parte no incremento da qualidade, lembrando que o investimento em uma R6 não obriga a troca do parque EF que grande parte dos fotógrafos possuem, a Canon oferece adaptador para estes casos (inclusive adaptador com filtro ND físico, uma facilidade a mais oferecida pelo fabricante).
Lembrando tratar-se de uma câmera de tecnologia nova (mirrorless), as câmeras modernas sem espelho oferecem ainda mais qualidade, as antigas possuiam espelhos que refletiam a imagem que o sensor estava captando até o viewfinder, hoje esse trabalho é feito pelos novos viewfinder de maneira bem mais precisa.
A boa impressão dessa mirrorless começa logo ao abrirmos a tampa da lente; ela tem uma proteção do sensor em forma de cortina que jamais deixa o sensor exposto; um cuidado especial do fabricante.
Digna de menção é a estabilização de imagens no sensor, aliada às conhecidas tecnologias de estabilização de 5 eixos.
O disparador mecânico permite até 12 fotos por segundo enquanto o eletrônico até 20.
Como trata-se de uma câmera projetada para foto e vídeo, as características do vídeo produzido são muito interessantes;
Produz até 4k 60 frames por segundo e, com uma característica muito interessante, com o sensor full frame é desnecessário fazer um enquadramento para foto e outro para vídeo, isto é muito prático.
A qualidade da gravação é magnífica entregando 10 bits 4.2.2; para quem acha pouca a diferença entre a gravação de 8 para 10 bits gosto sempre de dar o exemplo da caixa de lápis de cor, onde 8 bits seria uma caixa com 256 cores enquanto 10 bits oferece 1024, uma diferença gigantesca.
O LCD giratório é um complemento mais que necessário nos dias de hoje, que facilita em muito as tomadas nas mais diversas situações de gravação.
Outra característica de vídeo digna de menção ( e objeto dos nossos testes internos) foi a gravação em H265 10 bits. (somente em 10 bits ela grava em H265) em 8 bits ela grava em H264.
Em 1080P ela grava até 120 FPS se utilizarmos o log da Canon oferecido, que diga-se de passagem vem prontinho e elimina um bom tempo de pós produção.
H.265 4:2:2 10-Bit
UHD 4K (3840 x 2160) at 23.976p/29.97p/59.94p [170 to 340 Mb/s]
Full HD (1920 x 1080) at 23.976p/29.97p/59.94p/119.88p [28 to 180 Mb/s]
H.264 4:2:0 8-Bit
UHD 4K (3840 x 2160) at 23.976p/29.97p/59.94p [120 to 230 Mb/s]
Full HD (1920 x 1080) at 23.976p/29.97p/59.94p/119.88p [12 to 120 Mb/s]
Para quem precisa de uma câmera multipropósito que encara fotos e gravações de vídeo profissional, pode avaliar com carinho a possibilidade de investir em apenas este equipamento.