Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Fotografia • Review

Canon EOS R6 vale a pena? Uma análise da câmera híbrida da Canon para fotos e Vídeo 4k

Marcos Oliveira
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Canon EOS R6 vale a pena para quem precisa de um único equipamento que faça fotos e vídeo 4k

Recebemos a nova Canon R6 para testes, para vermos se realmente ela é o que promete, isto é, uma câmera multipropósito para atender bem aos produtores de conteúdo em Full HD ou 4k e também tirar fotos profissionais.

Trata-se  realmente de uma câmera que filma em 4k 60PFS e tira fotos a 20.1 Mepapixels.

Para fotografia, nada se comparara ao seu sensor Full frame de 20MP  muitos defendem a utilização das  câmeras de sensor cropado, porém um sensor full frame possibilita muito mais, não apenas pela resolução fotográfica de 20.1 Megapixels mas no resultado que o sensor full frame oferece, sobretudo em condições adversas de luz.

Falando em luz graças ao sensor full frame o ISO da R6 pode chegar a 102.400 (extensível até 204.800).

As novas lentes padrão RF são um capítulo a parte no incremento da qualidade, lembrando que o investimento em uma R6 não obriga a troca do parque EF que grande parte dos fotógrafos possuem,  a Canon oferece adaptador para estes casos (inclusive adaptador com filtro ND físico, uma facilidade a mais oferecida pelo fabricante).

Lembrando tratar-se de uma câmera de tecnologia nova (mirrorless), as câmeras modernas sem espelho oferecem ainda mais qualidade,  as antigas possuiam espelhos que refletiam a imagem que o sensor estava captando até o viewfinder, hoje esse trabalho é feito pelos novos viewfinder de maneira bem mais precisa.

A boa impressão dessa mirrorless começa logo ao abrirmos a tampa da lente; ela tem uma proteção do sensor em forma de cortina que jamais deixa o sensor exposto; um cuidado especial do fabricante.

Digna de menção é a estabilização de imagens no sensor, aliada às conhecidas tecnologias de estabilização de 5 eixos.

O disparador mecânico permite até 12 fotos por segundo enquanto o eletrônico até 20.

Como trata-se de uma câmera projetada para foto e vídeo, as características do vídeo produzido são muito interessantes;

Produz até 4k 60 frames por segundo e,  com uma característica muito interessante,  com o sensor full frame é desnecessário fazer um enquadramento para foto e outro para vídeo, isto é muito prático.

A qualidade da gravação é magnífica entregando 10 bits 4.2.2; para quem acha pouca a diferença entre a gravação de 8 para 10 bits gosto sempre de dar o exemplo da caixa de lápis de cor, onde 8 bits seria uma caixa com 256 cores enquanto 10 bits oferece 1024, uma diferença gigantesca.

O LCD giratório é um complemento mais que necessário nos dias de hoje, que facilita em muito as tomadas nas mais diversas situações de gravação.

Outra característica de vídeo digna de menção ( e objeto dos nossos testes internos) foi a gravação em H265 10 bits. (somente em 10 bits ela grava em H265) em 8 bits ela grava em H264.

Em 1080P ela grava até 120 FPS se utilizarmos o  log da Canon oferecido, que diga-se de passagem vem prontinho e elimina um bom tempo de pós produção.

H.265 4:2:2 10-Bit
UHD 4K (3840 x 2160) at 23.976p/29.97p/59.94p [170 to 340 Mb/s]
Full HD (1920 x 1080) at 23.976p/29.97p/59.94p/119.88p [28 to 180 Mb/s]
H.264 4:2:0 8-Bit
UHD 4K (3840 x 2160) at 23.976p/29.97p/59.94p [120 to 230 Mb/s]
Full HD (1920 x 1080) at 23.976p/29.97p/59.94p/119.88p [12 to 120 Mb/s]

Para quem precisa de uma câmera multipropósito que encara fotos e gravações de vídeo profissional, pode avaliar com carinho a possibilidade de investir em apenas este equipamento.

 

 

 

 

 

Tags#canon EOS R6 canon seegma

Você pode gostar

Canon • Fotografia

Canon RF 50mm A Versatilidade em Uma Lente Prime

janeiro 30, 2025
Cotidiano Audiovisual • Fotografia • Lentes

Decifrando os mistérios dos sensores de câmeras Qual a relação do sensor com o fator de crop?

fevereiro 1, 2024
lentes-diferencas
Câmeras • Cinema • Fotografia • Lentes

Lentes: as principais diferenças entre fotográficas e cinematográficas

outubro 16, 2023

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

Parece DSLR mas foi projetada para Cinema e Vídeo
Testamos a Canon EOS Rebel T7
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Prancheta_1.jpg.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • Nos Bastidores do Lollapalooza 2025
  • Shure apresenta soluções de áudio profissional na NAB Show 2025
  • Canon aposta em inovação ótica e reforça linha Cinema EOS na NAB Show 2025
  • Core SWX fortalece liderança em energia profissional e homenageia a Seegma na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO