Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Fotografia

Básico de Fotografia em 10 minutos (ou menos) Desvendando o Triângulo de Exposição

Marcos Oliveira
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Básico de Fotografia em 10 minutos (ou menos)

Mais uma Dica de Ouro da Seegma…

Na dica de hoje vamos passar em poucos minutos, o que os treinamentos tradicionais levam meses para te ensinar…

 

Entendendo de uma vez por todas o Triângulo. De exposição !

Antes de falarmos sobre o triângulo de exposição, é conveniente definirmos o que é Exposição:

Exposição se refere à quantidade de luz que entra em sua câmera.

O primeiro componente…

 Conceito que vem lá do cinema e da fotografia….   ISO.   (Ou ganho na caso das camcorders).

A ISO  tem a ver com a sensibilidade do sensor da câmera.

Quanto maior o número, mais sensível à luz, Menor o número. Menos sensível…

O mesmo se aplica às câmeras de vídeo: Quanto maior o ganho maior a luz, e maior a granulação.

A recomendação é manter o ISO no menor valor possível, pois altos valores de iso geram granulação.

IGUALmente nas camcorders, onde o ganho ideal é 0dB.

 

O segundo componente é  a Abertura..

Abertura nada mais é do que um “buraco”. Na frente da lente produzido por um conjunto de lâminas que alteram o tamanho do buraco, deixando passar mais ou menos luz.

Aqui uma informação que confunde um pouco, porque quanto menor o nr, maior é o tamanho  do buraco e mais luz entrará por ele. Do mesmo modo quanto maior o número menor o buraco e consequentemente menos luz passa por ele.

Estes números são conhecidos com F/stops  (stops).  Explicando de uma maneira bem simplificada) cada lente possui um determinado range de f-stops, por exemplo uma xa11 vai de 1.8 (maior buraco) até F16 (menor buraco)

A abertura controla a profundidade de campo,  que é a coisa mais simples do Mundo para entender:

Significa simplesmente o quanto em foco na frente e atrás do ponto que se está focando…

Aqui a regra é quanto menor o número f-stop menor a profundidade de campo. (Isto é porque em menor fstop entra muito mais luz, e favorece o desfoque…)

Já quanto maior o número f-stop menor a quantidade de luz   e menor o desfoque (aumentando a área em foco da imagem).

 

 

 

O terceiro componente é o shutter speed.

Shutter speed é como se fosse uma “persiana”  consolando o tempo que a luz vai passar…

Esse tempo de exposição é medido em segundos, sendo o tempo que o shutter fica aberto….  Vamos ver suas conseqências:

Temos por exemplo 1/30 , 1/60 . 1/100  quanto maior o denominador mais rápida a exposição.

  • Em câmeras de vídeo costumamos deixar o shutter configurado para 2x o valor do Frame rate, ou seja, gravando a 30 quadros por segundo deixamos o shutter para 1/60.. ,  observe que se alterarmos para 1/30 a quantidade de luz será ainda maior…

O shutter também controla o. “Motion blur”….  Que é o quanto que um elemento em movimento está nítido….

Um shutter 1/30 deixa entrar muito mais luz do que 1/100 porém os movimentos tenderão a ficar mais “borrados” , logo para esportes o shutter precisa ser o mais rápido possível.  1/6000….   Quanto   maior este denominador mais rápida a exposição.  E mais nítido será um movimento….

Resumindo…. A primeira configuração é ISO. (Ou ganho) ….  Deixamos no menor valor possível.

segundo…. A abertura,  olhamos para o objeto e vemos o quanto de profundidade de campo desejamos ter ( por exemplo….se é apenas uma pessoa em foco… podemos colocar uma abertura por exemplo em f2…. Já se são. 8 pessoas lado a lado… melhor fechar um pouco mais a exposição para.  Aumentar a profundidade de campo até que todas estejam em foco…)

Terceiro o shutter speed…. O quanto de “motion blur” queremos…

 

Quando observamos o objeto a ser gravado e constatamos que está muito escuro e necessita mais luz,  temos estes três componentes para configurar até chegar à perfeita exposição…. Posso por exemplo diminuir o shutter speed…

e verificar o quanto de motion blur é desejável na minha composição…   segunda coisa mexer na abertura, diminuir o nr fstop. (Para aumentar a luz) e observar até quanto estamos em foco….   A ÚLTIMA COISA A SE FAZER É AUMENTAR A ISO OU O GANHO,  ESPECIALMENTE NAS CÂMERAS DE VÍDEO, O GANHO É ELETRÔNICO E PODE CAUSAR DEGRADAÇÀO DA IMAGEM.

CLARO QUE TUDO VAI DEPENDER DO MODELO DE CÂMERA QUE SE ESTÁ OPERANDO…

UM SEGUNDO CENÁRIO…

QUANDO OLHAMOS PARA O OBJETO E OBSERVAMOS QUE ESTÁ MUITO CLARO…

NESTE CASO A PRIMEIRA COISA A FAZER É MUDAR A ISO (DIMINUIR A ISO. OU O GANHO)

SE EU ALTEREI A ISO E AINDA ESTÁ MUITO CLARO… A SEGUNDA COISA É AUMENTAR SHUTTER SPEED  (DENOMINADOR MAIOR FARÁ ENTRAR MENOS LUZ)

E A ÚLTIMA COISA É A ABERTURA….

Nas próximas postagens vamos aprofundar um pouquinho nos conceitos de fotografia, falarmos um pouco melhor de lentes… e de um modelo básico de câmera muito interessante. A Canon SL3.

Publicamos também um vídeo  para ajudar na assimilação dos conceitos!

 

https://www.youtube.com/watch?v=9o-T7alhkYI

 

 

 

Você pode gostar

Canon • Fotografia

Canon RF 50mm A Versatilidade em Uma Lente Prime

janeiro 30, 2025
Cotidiano Audiovisual • Fotografia • Lentes

Decifrando os mistérios dos sensores de câmeras Qual a relação do sensor com o fator de crop?

fevereiro 1, 2024
lentes-diferencas
Câmeras • Cinema • Fotografia • Lentes

Lentes: as principais diferenças entre fotográficas e cinematográficas

outubro 16, 2023

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

Testamos a Canon EOS Rebel T7
ADAPTE-SE PARA NOVOS TEMPOS NO AUDIOVISUAL!
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Banners-Feed-Instagram-e-Facebook-02.png.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • Core SWX fortalece liderança em energia profissional e homenageia a Seegma na NAB Show 2025
  • E-Image Apresenta Soluções Inovadoras em Suporte de Câmera e Premia a Seegma na NAB Show 2025
  • LEMO Apresenta Avanços em Conectividade de Alta Precisão na NAB Show 2025
  • Kiloview Apresenta Soluções Modulares e Conectividade Total na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO