Descrição
Visão geral da Câmera Blackmagic Design URSA Broadcast G2
Blackmagic anuncia atualização na linha Ursa, três câmeras em um único produto
Uma série de melhorias na parte interna do produto produzem economia de escala para as produras.
A grande aposta da Blackmagic:
Sua nova versão da Ursa G2: Fisicamente parece ser exatamente igual à sua versão anterior porém internamente é uma configuração totalmente nova.
A Grande mudança não é fácil de perceber fisicamente, mas mudou o Sensor, que é o cérebro da câmera, agora a nova Ursa G2 vem equipada com um sensor/super 35 milímetros 6K que parece ser o mesmo da Pocket 6K, o que é uma excelente notícia pois a a mesma tem uma imagem fantástica e também uma ISO NATIVA DUPLA (ISO 400 E ISO 3200) ou se falarmos na linguagem broadcast (transmissão de TV) que utiliza o termo GANHO em vez de ISO (conceito mais utilizado em câmeras de cinema), o ganho aqui seria 0 e 18 dB.
Esta é a mudança que fará a maior diferença para a qualidade da imagem, especialmente em condições de pouca luz; uma vez que a transmissão da Ursa anterior não tinha um grande desempenho em situações de baixa luminosidade.
Nessa versão nova, se considerarmos apenas a luminosidade aprimorada do novo modelo, por si só já compensará a atualização, mas há muitas vantagens embutidas;
Um outro fator a mencionar é que, devido ao sensor super 35 mm, não será mais possível utilizar as antigas lentes b4 em 6k, com lentes b4 será possível apenas trabalhar em 4k que é muito próximo a um sensor de ⅔ de polegada desenhado para as lentes b4.
A Blackmagic está oferecendo esta nova versão com montagem EF na caixa, então você tem a opção b4 padrão (pré-instalada) e uma montagem EF adicional. Obviamente há o opcional PL para quem possui as objetivas de Cinema e querem utilizar o poder de fogo desta 6k.
Logo, para aproveitar ao máximo este sensor 6k , pode utilizar uma objetiva super 35 mm padrão como a Canon cn7 cm20 ou a 18 80 e assim liberar toda a qualidade deste sensor 6k.
Isto é o que o Marketing da Blackmagic está chamando de três câmeras em uma:
Você recebe uma câmera de produção, uma câmera de transmissão ao vivo e uma câmera de cinema, tudo em um único produto.
Na verdade esta foi sempre a bandeira defendida pela Blackmagic em sua linha URSA, porém desta vez eles atingiram mesmo o objetivo.
(primeira câmera – com lentes padrão B4)
Com lentes padrão b4 ou com a Canon 18-80 você terá em mãos a melhor câmera Broadcast (de transmissão) de ombro que a Blackmagic já produziu e por certo a melhor câmera Broadcast com relação à melhor relação custo x benefício. Pois pode mandar imagens para o estúdio via fibra e ser controlada remotamente (zoom e foco) .
Uma câmera que é um sonho de consumo para qualquer estúdio Broadcast., com sistema Multicameras de produção ao vivo; exatamente como era a proposta do modelo anterior mas com desempenho incrivelmente superior em ambientes de pouca luz, além de algumas funcionalidades extras…. que discutiremos mais adiante.
Na opção de montagem EF um Mundo de possibilidades se abre aos seus olhos, pois será possível utilizar as lentes EF Canon e até mesmo as lentes fotográficas, sem contar obviamente que se pode utilizá-la com a linha Cine Prime da Canon.
(Segunda câmera – equipada com lentes padrão EF)
Ainda há a incrível opção de adquirir o bocal PL, e transformar esta câmera em uma incrível câmera de cinema.
(Terceira câmera – equipada com lentes padrão PL)
Por este motivo que a Blackmagic reforça sua tese de oferecer três produtos em um.
Um mesmo produto pode ser utilizado como um coringa para diferentes tipos de produção, quer seja cinema, transmissão Broadcast , produção de documentários,, live streaming.
Mas a novidade do produto não se limita ao seu novo sensor, ela possui alguns recursos novos bastante significativos, como novos codecs; além dos codecs normais da Blackmagic como ProRes e Blackmagic Raw, eles também adicionaram as opções H264 e H265 excelente para quem trabalha na opção Broadcast, como câmera de ombro, mas hã também modos de 10 bits de maior qualidade para encaminhar para pós produção.
Se pensarmos nas últimas gerações de computadores que processam com facilidade o codec H265, a imagem com grande qualidade e ocupando espaços menores é um fator diferencial para os fluxos de trabalho que precisam de agilidade e menor espaço para armazenamento.
Outras funcionalidades da câmera são obtidas se utilizarmos alguns acessórios da Blackmagic como controladores de foco e zoom. Com esta nova geração de câmeras é possível o controle total das lentes b4, sem contar alguns botões adicionais para pré-definições de zoom e foco, muito valiosas nas produções ao vivo.
Estes controladores podem ainda ser utilizados com outros tipos de lentes além das b4, como as MFT por exemplo.
Outro acessório Blackmagic que funciona como uma luva com esta câmera é o Atem Streaming Bridge, que possibilita que se conecte o telefone na câmera e utilizar a conexão do celular para transmitira as imagens para internet.
Também é possível fazer esta “ponte” ´para envio de imagens para alguns mixers Blackmagic.
As melhorias no produto não param por ai, há ainda muitos fatores que compensam ser destacados:
- Filtros ND ópticos integrados: Para utilização nas tomadas externas.
- Slots de mídia duplos (quando um cartão é preenchido passa automaticamente para o outro slot sem risco de perda de continuidade)
- Conexões profissionais: As conexões SDI 3G e 12G padrão Broadcast (Canais de TV)
- Controles de câmera de estúdio via SDI
- Conexão USB-C : Permitindo a utilização de armazenamento externo
- LCD touch
- Luts 3D : Para a pós-produção
- Controle Remoto Bluetooth via aplicativo
- Licença do Davinci Resolve Studio
Esta é a Blackmagic cumprindo a promessa de oferecer produtos de alta qualidade sempre a custos competitivos.