Um Review da Nova Blackmagic Design Studio Camera 4k Plus
Uma verdade inconveniente para os fabricantes de câmeras:
A Blackmagic produz equipamentos à altura dos melhores equipamentos do mercado e sempre por valores quase sempre imbatíveis.
Outra verdade inquestionável é que os produtos da Blackmagic são fáceis de usar, e de uma certa forma de utilização padrão, ou seja, o funcionamento de toda a linha de câmeras é parecido, os updates de firmware são idênticos para toda a linha, o próprio software de update identifica e providencia tudo para o usuário.
Falando especificamente da Blackmagic Design Studio Camera 4k plus, trata-se de uma câmera de estúdio com um visor “gigante” integrado.
Dentre as facilidades oferecidas ele consegue gravar em RAW (Blackmagic Raw) em unidades e acessíveis USB-C.
Não requer absolutamente nenhuma experiência para o operador utilizar este produto.
Melhor ainda se for integrada ao Switcher Atem Mini Pro ou Atem Mini Extreme, pois a integração é perfeita, por tratarem-se de produtos do mesmo fabricante.
Com estes produtos integrados é possível atender virtualmente a qualquer cenário de transmissão ao vivo / gravação.
Se você quiser saber mais sobre os diferentes modelos de Atem Mini consulte nosso Post.
O Design é um pouco diferente das câmeras estúdio tradicionais, porém trata-se de um produto que vai atender tanto aos profissionais com experiência em estúdio, como para igrejas e escolas que sonham com uma câmera simples, com qualidade e fácil de usar.
Desempenho muito bom com pouca luz
13 Stops de range dinâmico
O Range dinâmico da 4k Plus é impressionante, esses 13 stops são uma faixa dinâmica mais do que impressionante para funcionar bem tanto em estúdios quanto em locais com iluminação mais dramática como teatros e estúdios, esse range vai garantir o registro de todos os detalhes, mesmo nas sombras.
câmera leve
Seu corpo de policarbonato reforçado com fibra de carbono compõe uma combinação de material que torna a câmera muito leve.
O pára-sol foi projetado para dobrar sobre a tele de LCD HDR, facilitar a captação e ainda proteger a tela.
Tela LCD HDR de 7pol
A tela de LCD é literalmente brilhante; lembra muito as da Pocket Cinema 6kPro, perfeita para criadores de conteúdo que precisam trabalhar em ambientes ensolarados.
BMD Gen 5 Color Science
Assim como A URSA Mini Pro 12K e a Blackmagic Pocket Cinema Camera 6K Pro vêm com o Gen 5 Color Science.
Esta versão do perfil de cores da Blackmagic tem uma sensação orgânica com bons tons de pele.
Você pode gravar seu conteúdo nos perfis de cores Film, Extended Video e Video da Blackmagic.
O conteúdo pode ser gravado com o LUT original ou carregar seus LUTs (perfil de cores).
Tela touch e botões físicos
Há três botões físicos de função e três Knobs que funcionam para alterar valores de configuração.
Há também menus via touch screen para alterar as mesmas configurações dos botões físicos.
Objetivas Micro quatro terços recomendadas
Há inúmeros modelos de objetivas Micro Quatro terços que podem ser utilizadas.
Entre as objetivas de melhor relação custo x benefício encomtram-se:
Panasonic Lumix G X 14- 42mm f/ 3.5-5.6
Panasonic Lumix G X 45-175 f/4.0 – 5.6 Zoom OIS
Olympus 12-50mm f/3.5 – 5.6
Sensor Micro Quatro Terços
A combinação perfeita para este sensor, é a utilização das lentes micro quatro terços, desta forma todos os comandos de lentes são acessados pela câmera, incluindo a possibilidade de alguns acessórios essenciais para quem quer trabalhar como uma câmera estúdio de verdade, como os acessórios de comando de foco e zoom.
Fluxo de Trabalho por fibra
Graças à conexão SDI, todos os switchers Blackmagic Design ATEM podem controlar câmeras.
Recursos desejados como Tally, comunicação diretor x operadores, controle de lentes, controle de cor, todos os controles mesmo a grandes distâncias viabilizados pela fibra.
Blacmagic Studio Converter
Utilizando este acessório, a comunicação entre diretor x operadores de câmera, dados de vídeo, áudio e alimentação são possíveis por um custo bem menor que o da fibra.
Resumo das características da câmera
Montagem de lente micro quatro terços
Capture até UHD 4K 3840 x 2160p60
LCD Touchscreen HDR de 7″ de alto brilho
Saída de vídeo HDMI projetada para ATEM Mini
Grava em discos externos USB tipo C
Grava Blackmagic RAW, até 25.600 ISO
Entrada de áudio de 3,5 mm, microfones embutidos
Corretor de cores DaVinci Resolve integrado
Luz de Tally (identifica qual câmera está no ar e qual está em Preview)
Corpo de policarbonato de fibra de carbono leve
Alimentada por fonte externa ou por POE (cabo ethernet 10G)
Microfones internos mais duas entradas XLR
Possui conexões SDI e HDMI