Nos últimos posts falamos sobre microfones.
Hoje vamos discutir sobre como escolher um Shotgun
Vejamos alguns pontos importantes para a escolha:
1) Padrão Polar
Por design, todos os microfones shotgun têm um padrão de captação apertado. Eles gravarão o que forem apontados e rejeitarão uma quantidade significativa de ruído fora do eixo. Como os sets de filmagem e os locais tendem a ser mais barulhentos e menos controlados do que um ambiente de estúdio de gravação, os microfones shotgun ajudam a manter o áudio no set o mais limpo possível.
Os padrões polares direcionais incluem cardióide, supercardióide e hipercardióide. Muitos microfones shotgun utilizam um design de gradiente de linha, que oferece ainda mais direcionalidade do que o padrão polar médio. O melhor microfone shotgun para filmagem é aquele que tem rejeição máxima de som fora do eixo.
2) Resposta de Frequência
A audição humana varia de 20 Hz a 20.000 Hz. Muitos microfones shotgun têm uma resposta de frequência de espectro completo, o que significa que eles podem reproduzir todas as frequências que os humanos escutam.
Dependendo da situação, você pode não querer um microfone que vá tão baixo quanto 20 Hz para eliminar o excesso de ruído na fonte.
3) Nível Máximo de Pressão Sonora
Os microfones podem suportar um certo nível de volume antes de distorcer.
4) Requisitos importantes
Shotguns são um estilo de microfone condensador, (aqueles que precisam de energia para funcionar… lembram?)
.Um microfone shotgun XLR padrão pode dar a você a opção de funcionar com baterias ou alimentação phantom power fornecida por uma interface de áudio ou gravador.
5) Montado em câmera ou operado por Vara de Boom
Os microfones shotgun montados na câmera são recomendados para as DSLR , porém para produções maiores, são necessários um Kit completo com “espingarda” , windshield, zeppelin… e uma vara de boom…
6) Recursos Adicionais (Filtros, Pads)
Por fim, o melhor microfone shotgun para cinema inclui recursos adicionais, como filtros e pads. Os filtros oferecem a opção de cortar as informações de baixo nível até uma determinada frequência, o que ajuda a manter o sinal limpo em determinadas circunstâncias. O Pad é um buffer que reduz o nível do sinal de entrada, para que você possa gravar com segurança fontes de som alto sem distorções.