Streaming de Guerrilha: Como fazer streaming sem placa de captura?
Desde os primórdios do streaming, necessitou-se sempre de uma placa de captura para digitalizar o sinal de vídeo para o computador.
A necessidade de uma placa de captura foi parcialmente suprida pelos Encoders modernos, como os Aja, Matrox, Cerevo e outros.
Porém a grande novidade para os que necessitam fazer streaming e não dispõe de verba para aquisição de encoders, nem pretende enfrentar os inconvenientes da utilização das placas de captura, foi a criação do NDI pela Newtek.
NDI, de Network Device Interface, é o protocolo gratuito que a Newtek desenvolveu para o mercado de vídeo.
Através do NDI, podemos ligar vários computadores em rede e cada um pode visualizar o desktop do outro, incluindo vídeos.
Este protocolo foi criado a partir do antigo recurso IVGA da Newtek, até então só utilizado pelos afortunados possuidores do Tricaster.
Agora com o protocolo disponibilizado para o mercado, a turma do streaming de Guerrilha já pode fazer suas transmissões, apenas utilizando o software gratuito OBS e o protocolo NDI, para conectar vários computadores e disponibilizar a tela de cada um deles em sua transmissão.
Desta forma, uma apresentação de Powerpoint de um computador, um vídeo do youtube de outro, juntamente com a Webcam de um laptop, podem ser facilmente utilizados em uma transmissão.
Isso sim é streaming de guerrilha!
Abaixo um pequeno vídeo com o procedimento de utilização do NDI com OBS.