Faz muito tempo que a revolução do mundo online chegou ao universo da educação. Tudo começou com as tele aulas, ainda nos anos 1990. Depois da internet, ai sim, todas as fronteiras foram derrubadas e eis que surge o famoso Ensino a Distância, ou simplesmente EAD. Mas, assim como a realidade mudou e as salas de aula ganharam o mundo virtual, o profissional de educação, ou mesmo quem deseja se expressar melhor diante dos alunos, precisa saber como produzir uma vídeo aula. No post de hoje, confira dicas bacanas que vão te ajudar bastante neste sentido.
Leia também: Cinco dicas para a montagem de um Home Studio
Como produzir uma vídeo aula
O primeiro passo, claro, é planejamento. Decida se a aula vai ser ao vivo, ou gravada. A partir daí observe bem essa sequência: Observar a QUALIDADE do conteúdo, Cuidar da IMAGEM e do TEMPO da gravação, Apresentar uma boa FINALIZAÇÃO do material. Sei que pode parecer difícil, mas não é razão para você se assustar. Todo mundo pode aprender Como produzir uma vídeo aula. Da mesma forma que todo novo aprendizado, com a prática vem a perfeição.
Roteiro da vídeo aula
Depois que você já tem planejou seu material de aula, separou os temas e sabe exatamente quais as aulas devem ser dadas, passe para a elaboração do roteiro. Em primeiro lugar, lembre que você já é professor e tem vocação ou expertise para dar aulas. Então, faça um pequeno roteiro e anotações. Nada muito robusto. Apenas um guia para facilitar seu trabalho e fazer fluir seu conhecimento com NATURALIDADE. Assim, se bater um nervosismo, recorra a esse material e saberá como prosseguir.
O equipamento para filmagem
Este ponto é crucial. Saber o equipamento certo a se usar vai te ajudar muito, porém se usar algo que não seja compatível, poderá ser o fracasso de sua aula. Para a gravação, utilize equipamentos que permitam um resultado de qualidade, tanto em vídeo como em áudio. Mesmo que, atualmente, os smartphones e tablets tenham boas câmeras e microfones, o ideal é você investir numa câmera mesmo. Existem dezenas delas no mercado e com certza uma vai se encaixar no seu objetivo, incluindo o custo.
A importância do cenário
Já falamos deste tema aqui no blog mas reforçaremos sua relevância. Um bom cenário vai passar uma boa imagem. Portanto, fique atento a este item que, acredite, facilita por demais na transmissão do seu conteúdo na interação com o público alvo. Algumas dicas:
- Acima de tudo, use a luze a claridade a seu favor.
- Também, providencie um ambiente tranquilo e sem barulho.
- Além disso, dê preferência a ambientes com fundo (parede) sem muitas informações dispersivas. Quadros, retratos, molduras ou outros objetos que não tenham ligação com a aula podem tirar o foco dos alunos.
- Finalmente, monte um cenário diferenciado, que sirva de suporte criativo à aula. Um quadro para fazer anotações, palavras-chave, material didático ou livros que servem de apoio à sua aula.