Quem trabalha com recursos audiovisuais precisa saber quais são os cuidados básicos com os seus equipamentos. Essa é uma condição de vital importância para que eles sejam preservados e durem por mais tempo, evitando danos por erros no transporte ou ainda no manuseio e limpeza, por exemplo. Vamos a algumas dicas de como preservar seus equipamentos de audiovisual.
Cuidados com a filmadora profissional
As filmadoras profissionais são uma ferramenta primordial para fazer registros em vídeo dos eventos, possibilitando que palestras e outras ações sejam guardadas para serem visualizadas também em ocasiões posteriores. Para que a qualidade das filmagens seja mantida, no entanto, precisam ser tomados alguns cuidados como:
– fazer a limpeza periódica da lente, com produtos específicos para essa finalidade;
– retirar a bateria quando for guardar a câmera, de modo que sejam evitados os vazamentos;
– ter um case próprio para que o equipamento fique protegido quando transportado;
– carregar uma bateria extra, para não perder a oportunidade de fazer registros pela falta de energia.
Cuidados com a câmera fotográfica
— Guarde sua câmera em locais apropriados
Uma câmera fotográfica possui muitas peças internas sensíveis ao mofo e a umidade, por isso o mais indicado é guardar sua câmera em locais frescos e arejados onde ela não corre o risco de criar um fungo dentro da lente ou do sensor. Se for guardar a câmera dentro de uma bolsa ou mochila não se esqueça de colocar junto um saquinho com “gel silica” que retira toda a umidade para evitar os indesejados fungos.
- Se puder evite fotografar em lugares com areia e poeira
Tente tomar cuidado com os lugares onde você fotografa: evite levar sua câmera para lugares onde têm muita poeira alta ou areia como dunas e praias. Os minúsculos grãos de areia e poeira podem ser grandes inimigos para o mecanismo de disparo e o sensor da sua câmera.
- Evite a umidade e a oxidação
Quem mora em cidades costeiras de praia já está acostumado com esse problema: umidade e oxidação da maioria dos aparelhos eletrônicos, e com as câmeras fotográficas a história não é diferente. Altos níveis de umidade no ar podem ir danificando e oxidando com o tempo os circuitos da sua máquina e é recomendado nesses casos que você leve periodicamente sua máquina para um técnico especializado.
- Faça limpezas periódicas e evite os fungos
Os piores inimigos da sua câmera fotográfica são os fungos. Eles começam pequenos e quase imperceptíveis mas com o tempo podem se tornar um real problema.