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Por que utilizar o White Balance Manual? Entenda o comportamento da luz e nunca mais erre a cor do seu vídeo

Marcos Oliveira
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Por que utilizar o White Balance Manual?

Você já filmou e observou que as cores não correspondiam à realidade e você se perguntou qual o motivo?

Provavelmente o balanço de branco está incorreto.

Vamos falar de Balanço de branco neste post.

Muitos preferem trabalhar sempre com o Balanço de branco no automático, porém às vezes a câmera pode errar na avaliação.

 

Entendendo como funciona a cor da luz

Compreender como a luz funciona é primordial para obter um bom resultado de cor nos seus vídeos.

Muitas usuários obtém coloração azulada ou alaranjada em seus vídeos e ficam sem entender o motivo da disparidade.

Entendendo como a cor da luz funciona é essencial para corrigirmos a cor de um take capturado com problemas na cor.

A cor e a temperatura da luz são medidas em unidades chamadas “Kelvin”. Aqui está um pequeno gráfico da escala Kelvin que pode explicar um pouco melhor:

Observe a escala de cores Kelvin, vai do laranja ao azul e por incrível que pareça você não observa a presença da cor branca nesta escala!

Em ambientes internos a luz se comporta segundo a tabela abaixo:

 

  • 1,700 – 1,900 Kelvin: Luz de vela – (bem alaranjada)
  • 2,500 Kelvin: Luz caseira
  • 3,000 Kelvin: Lâmpada halógena  – normalmente utilizadas em casas
  • 4,200 Kelvin: Lâmpada fluorescente – Uma das piores luzes para se trabalhar com vídeo pois ela emite um tom esverdeado.
  • 5,000 – 5,500 Kelvin: Luz neutra, típica de painéis de LED. Podem ser utilizadas com filtros laranja ou azul.
  • Acima de 5,500 Kelvin a luz começa a se tornar cada vez mais azulada.

Luzes de ambientes externos

Vamos examinar agora as luzes externas. Qual a cor do sol? 

Sabemos que a temperatura de cor do sol varia muito durante o dia.

O nascer e o pôr do sol parecem  bem mais laranja (cor de fogo), já ao meio dia a luz é mais neutra.

Vamos analisar o gráfico do sol durante o dia:

 

 

  • 2,000 – 3,000 Kelvin: Nascer e pôr do sol.
  • 3,500 – 4,500 Kelvin: Começo da Manhã e próximo ao entardecer
  • 5,000 – 5,500 Kelvin: Sol do meio dia. Considerada a cor mais pura e natural.
  • 6,000 – 7,000 Kelvin: Dia nublado ou sombra – sempre que saímos do sol e entramos na sombra, a cor laranja automaticamente desaparece e passa a ser o oposto, que é o azul.
  • 7, 500 – 10,000 Kelvin:  Noite ou crepúsculo – é quando a luz vai até o azul na escala Kelvin, porque temos a ausência de toda a luz solar.

 

Observe que :

quanto MAIS PRÓXIMO do vermelho MENOR  a temperatura de cor.

quanto MAIS PRÓXIMO do azul ou violeta MAIOR  a temperatura de cor.

 

os olhos humanos corrigem automaticamente a cor

Se segurarmos um isopor branco sob o nascer do sol (luz bem alaranjada), sob o sol do meio dia ou no final da tarde, esse isopor nos pareceria sempre da mesma cor; isto porque os olhos humanos fazem a compensação (de azul ou laranja), podemos dizer que faz a correção automática da cor; isto não acontece com uma câmera.

Para a câmera isso não ocorre. Ela consegue apenas identifica a cor refletida pelo isopor, seja alaranjado ou azulado.

Por esse motivo existe o chamado “Balanço de branco ou white balance”, momento em que pedimos para a câmera compensar a cor dominante da cena e aproximar mais do “branco”, lembrando que conforme já ressaltamos, não há cor branca na escala Kelvin.

De uma forma simplificada, precisamos então informar o valor do branco do local da gravação, este é o famoso white Balance.

As câmeras possuem os modos de White Balance automático porém o melhor é fazer o procedimento de white balance.

Para simplificar vou recomendar que tenha sempre em mãos uma placa de POLIESTIRENO EXPANDIDO (conhecido como ISOPOR) para este processo.

Usamos esta placa para refletir a luz do local para a objetiva da câmera e efetuar o procedimento manual de Balanceamento de Branco.

Melhor ainda do que o ISOPOR ou a famosa folha branca seria uma placa cinza média…

Sim, a melhor forma de fazer um white balance sem nenhuma distorção é utilizando um cartão cinza médio (mas na sua ausência o branco funciona bem).

O importante é utilizar o white balance manual, do contrário a câmera vai decidir qual a temperatura selecionar.

 Além da opção automática as câmeras também possuem alguns presets como no exemplo abaixo a Canon T5i.

Há ainda alguns fatores que precisam ser observados como:

 

  • A luminosidade da objetiva: Há objetivas com abertura fixa para todo o range de zoom, como por exemplo a Sigma EF 50-100, outras tem a luminosidade variável que em objetivas zoom é muito comum.

 

  • a latitude da câmera:  Normalmente informada pelo fabricante, basicamente significa quantos  f-stops distanciam o branco do preto no equipamento.

 

  • a distância focal: A distância entre o sensor da câmera e o centro óptico  da lente.

 

Por quê utilizar o cinza?

Quando utilizamos o branco, a câmera fica mais suscetível à aberrações e distorções, por vezes precisamos ajustar a abertura da câmera, já o cartão cinza é acromático .

Utilizando o cinza para o ajuste de cor da câmera a precisão é maior, as cores tenderão a ser mais precisas.

O cartão cinza também pode ser substituído pelo cartão de tons de cinza (o mesmo que é utilizado para medir a latitude das câmeras).

  

Respeitando-se o procedimento de White Balance Manual é a única forma de sua câmera obter uma leitura correta das cores.

 

Curiosidades do White Balance !

Temperatura de cor é diferente de sensação de cor.

Temperatura de cor é um conceito físico enquanto que a sensação de cor é mais psicológico.

A cor alaranjada passa a sensação de calor, apesar da temperatura de cor ser baixa.

A cor azulada passa a sensação de frio, embora a temperatura de cor seja alta.

A escala de cores Kelvin é exatamente igual ao arco-íris e como no arco-íris não há a cor branca.

A temperatura de cor medida na sombra é muito maior, porque a atmosfera reflete azul para a sombra (na sombra a temperatura atinge facilmente de 10.000 a 15.000 Kelvin

Nunca fale graus Kelvin, o correto é apenas Kelvin.

Tags#balancodebranco #kelvin #whitebalance

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Sobre o autor

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Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

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