Entendendo os movimentos de câmera
Os Movimentos de câmera podem ser entendidos como parte do mundo tridimensional, isto é em qualquer ponto do eixo XYZ. Movimentos para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita, para frente e para trás.
Os movimentos de câmera obedecem as mesmas regras do mundo tridimensional.
Há nomes específicos para cada movimento de câmera, para deixar bem clara a comunicação entre elementos do STAFF da produção.
Os movimentos básicos de câmera
Os movimentos de câmera podem ser reproduzidos manualmente ou preferencialmente com a ajuda de instrumentos como tripés, dollys ou outros apoios.
Boa parte dos movimentos de câmera fazem parte do olhar humano, com exceção do zoom.
Tilt
Aquele movimento de cima para baixo, mantendo o eixo horizontal constante que imita o movimento da cabeça humana. Assim a objetiva é movida para cima ou para baixo mantendo o eixo horizontal.
A melhor forma de reproduzir este movimento é com a utilização de um tripé.
Este movimento é muito utilizado no cinema, quando mostra um detalhe da cena como uma arma, e movimenta para cima revelando o que ocorreu.
Pan
O movimento panorâmico, que move a câmera de um lado para o outro, olhando para a esquerda e depois para a direita é o que faz o movimento Pan.
Mais uma vez a utilização do tripé é indicada para um movimento fluido.
As aplicações mais comuns são percorrer uma torcida no estádio, a platéia de um casamento; sempre com a intenção de suavizar o efeito que seria de um corte rápido.
Zoom
Este movimento não é natural para o olhar humano, mas as pessoas estão muito acostumadas a ele.
Tecnicamente este movimento altera a distância focal da lente fazendo com que o assunto pareça mais próximo.
Pedestal
Movimento de câmera para cima ou para baixo sem alterarmos o eixo vertical ou horizontal.
Há o “pedestal de cima” quando o operador move a câmera para cima e o pedestal de baixo, quando a câmera é movida para baixo.
é como se a câmera estivesse em um tripé e sem mover a lente movemos o tripé para cima e para baixo.
Quando utilizamos o pedestal queremos manter a câmera distante do assunto.
Para este movimento utilizamos as gruas.
Here’s what it looks like to pedestal up This is what it looks like to pedestal middle Finally, this is what it looks like to pedestal down
Dolly
O nome deste movimento vem dos antigos trilhos de dolly.
A frase dolly-in significa um passo em direção ao assunto com a câmera, enquanto dolly-out significa um passo para trás com a câmera, mantendo o mesmo zoom.
O zoom da câmera altera a distância focal da lente, por isso em alguns casos é recomendada a utilização do dolly.
This is what it looks like to start the movement called dolly forward Dolly forward 2 Dolly forward 3
Truck
É um dolly só que movimentando para esquerda ou direita mantendo a distância perpendicular.
Um exemplo muito comum é acompanhar uma pessoa andando na rua paralelamente, mantendo-a no quadro (e preferencialmente em um dos “pontos de ouro”).
Steady cam (floating cam ou tomada estabilizada)
Há vários equipamentos chamados de steady cam para manter a câmera estabilizada durante uma gravação.
Utilizando as técnicas
A função do operador de câmera aqui é mistrurar todas estas técnicas no seu dia a dia.
Segundo, utilize todas as técnicas básicas de movimento de câmera na produção.
O entendimento de como o movimento funciona vai ajudar na construção de tomadas eficientes e criativas.
Obviamente a utilização de equipamentos confiáveis vai facilitar o dia a dia do operador de câmera.
Tripés com movimentos fluidos por exemplo facilitam em muito a vida do operador.
Abaixo dois links de tripés Manfrotto, uma das melhores marcas do Mundo e que são adquiridos hoje em dia por valores bem mais acessíveis.