Vamos falar sobre Podcast?
Neste episódio vamos falar de equipamentos e software para montar seu podcast.
Tudo o que você precisa saber sobre como iniciar seu podcast.
A ideia é discutirmos tudo que é necessãrio para a montagem de um bom setup, sem que vc gaste uma fortuna com isso.
Normalmente para iniciar um podcast não é necessário equipamentos muito sofisticados, isto pode ser acrescido com o tempo, porém tudo que for indicado é para que tenha uma performance profisional para a sua produção.
Vamos começar com o setup mais simples possível até chegarmos a um nível profissional, sempre indicando as melhores opções sempre levando em conta a relação custo x benefício.
Para começar um Podcast um bom início é nos microfones, pois afinal é por onde as pessoas ouvirão a sua voz.
Neste momento você precisa saber escolher a ferramenta exata, o modelo exato para extrair a máxima qualidade de voz…
Microfones podem ser encontrados de 20 dollares a centenas de dolares…
Para começar um podcast entretanto, para facilitar a sua vida, você pode partir de um microfone USB, modelos como o Mackie EM-91 cu USB que custa menos de 100 dolares.
E para suporte deste microfone vc pode encontrar várias opções de braços articulados, até da própria Mackie, o DB100 desktop, mas há inúmeros braços articulados, ou suportes de microfones disponíveis no mercado que podem ser utilizados.
A importância de um braço articulado é que ele concede flexibilidade de movimento ao microfone, além de ser visualmente atrativo e com a “cara” de podcast.
Outro ponto importante para este microfone é que ele já vem com um “shock mount” , que permite que ele fique suspenso no ar, minimizando as vibrações da mesa, o que o deixa menos ruidoso, pois as vibrações são absorvidas pelos elásticos de borracha (rubber bands).
Outra detalhe importante mas pouco observado são os chamados sons plosivos (que para algumas pessoas deveriam chamar de explosivos)… são os sons fortes produzidos especialmente pelas consoantes P e B onde são liberadas com ar, produzindo um efeito de sopro no microfone. Para corrigir isso utilize os chamados POP Filters ou algo como um windscreen que vão bloquear os chamados sons “plosivos” .
Observados os requisitos acima basta utilizar o cabo USB que acompanha o produto e conectá-lo ao microfone e computador.
Depois de plugado, é interessante checar no system preferences de seu computador para ver se ele foi reconhecido corretamente.
Agora é pensar no software a ser utilizado.
Se for usuário Mac você pode utilizar o GarabeBand, muito simples de operar e você também encontrará vários tutoriais na internet, mostrando o seu funcionamento.
Se for usuário de PC (ninguém é perfeito) você pode utilizar o Audacity que é grátis e também possui alguns bons tutoriais na internet para aprender a utilizar.
Na tela abaixo a interface do garage band, já identificando o input…
Na tela abaixo um projeto pronto para ser iniciado, basta dar um rec…
Lembrando que você pode adicionar várias pistas …
E qual a necessidade de várias pistas?
Você pode separar uma pista para cada voz, e ainda pode ter uma pista de som de Background, como se fosse um software de edição de vídeo.
Originariamente o Garage band não foi pensado para podcast mas com algumas configurações, como alterar as configurações de bars and beats para time… e desligar os devices como o metrônomo e o countdown.
O tutorial do garage band vai mencionar como fazer zoom na pista de gravação e todas as operações necessárias para finalizar seu podcast, como cortar, trabalhar com volumes…
Uma cuidado para gravar.
observe a barra de volume do áudio, ele não pode “estourar” mantenha o volume sempre no verde… amarelo em alguns momentos ok, mas se atingir o vermelho ele sairá distorcido, logo cuide do volume de gravação com cuidado, ele varia de pessoa para pessoa.
trilhas sonoras também podem ser facilmente importadas ao seu projeto.
Agora que sabemos o básico sobre um podcast de um único microfone, vejamos o que precisamos mais para publicar seu podcast…
Algumas dicas importantes:
- escolher um nome para o podcast
- escolher uma descrição que realmente mostre com clareza o conteúdo de sua produção, pois ninguém vai ouvir um podcast sem saber de antemão sobre qual assunto será abordado.
- Pense nas palavras chave que colocará para que seu podcast seja encontrado.
- Uma arte simples e interessante que pode ser feita facilmente no canva ou no photoshop, afinal uma capa atrativa chamará mais a atenção sobre o conteúdo do seu podcast. Sua capa pode ter 3.000 x 3.000 pixels, ou seja, uma capa quadrada é o padrão para podcast.
Nos próximos posts vamos adicionar cada vez mais equipamentos, até chegarmos em um Video Cast completo, com switcher de vídeo, console de áudio, microfones, streaming, gravação, entrevistas ao vivo…
Fique ligado.