Pocket Cinema 4k / 6K / 6K Pro – False Color
Como trabalhar a exposição correta em sua BMPCC
O que false color?
False color é um método científico de fazer exposição, e recurso presente nas BMPCC 4k / 6k / 6kPro.
A exposição é representada através de diferentes cores.
Ao utilizar o false color podemos rapidamente ver o que está superposto ou subexposto.
Neste caso estamos usando um conjunto de faixas de cores adotados pela Blackmagic.
O False Color é uma ferramenta poderosa, ativada no menu de Monitoração, e que sugerimos deixar programada nas teclas de atalho da câmera para acesso mais rápido, dada a grande utilidade deste recurso.
Opções do monitor LCD
Toque no ícone ‘monitor’ no canto superior esquerdo da tela de toque para acessar as configurações do monitor LCD. Essas configurações permitem alternar e ajustar a aparência dos recursos de monitoramento da câmera Pocket, incluindo zebra, assistência de foco, guias de quadro, grades, guias de área segura e False color. Ao acessar as opções do monitor LCD, os controles para esses recursos aparecem em um menu com guias ao longo da borda inferior da tela LCD sensível ao toque.
Acione o False color no menu.
O Diagrama de cores representado abaixo:
Como o false color funciona?
Vai do azul escuro – (absolutamente subexposto) até o vermelho (super exposto ou clipado)
Passando por
Cinza escuro. – verde – rosa – cinza claro – amarelo
Amarelo melhor que o vermelho mas ainda está super exposto
Uma exposição ideal fica em cores posicionadas ao centro.
Para peles claras por exemplo algo entre o verde e rosa
Como interpretar…
Por exemplo, o rosa representa a exposição ideal para tons de pele caucasianos, enquanto o verde é uma boa combinação para tons de pele mais escuras.
Ao monitorar false color rosa ou verde para gravar pessoas, você pode manter uma exposição consistente para seus tons de pele.
Da mesma forma, quando os elementos em sua imagem mudam de amarelo para vermelho, isso significa que eles estão superexpostos.
Obviamente tudo depende de contexto.
Para cenas noturnas é perfeitamente aceitável o False color na faixa azul.
Igualmente para as cenas diurnas, lembre de utilizar filtros ND.
A regra de ouro para a utilização do False Color é:
- Jamais grave um clipe superexposto, se gravá-lo com subexposição é muito simples de resolver no Davinci, dado o grande range dinâmico da câmera, no entanto um clipe superexposto é praticamente impossível de corrigir.