O que preciso saber para escolher um microfone sem gastar muito?
Imagine-se assistindo a um filme no cinema, porém sem áudio…
É o melhor exemplo que podemos pensar para mostrar a importância do áudio na produção dos nossos vídeos.
Separamos algumas dicas para melhorar o áudio de suas produções, especialmente para quem produz vídeos online (para youtube por exemplo).
1) Gravação de áudio
Muitas produções hoje são gravadas diretamente na DSLR ou mesmo no celular, porém a primeira dica é não utilize o microfone interno do equipamento.
O áudio gravado diretamente pela entrada de microfone interno dos equipamentos não é adequado para a qualidade de um vídeo profissional, isto vale para camcorder, DSLR e também para celulares.
Você obrigatoriamente deve pensar em utilizar um microfone profissional e, não entenda a sentença “microfone profissional” como sendo algo caro ou proibitivo; há vários modelos de microfones de custos bem acessíveis e com uma qualidade de captação excelente; mais uma vez esta regra vale tanto para camcorders, quanto para DSLR e celulares.
Devemos considerar duas coisas importantes na escolha do microfone:
Devemos pensar que o microfone capta o que está ao seu redor, e há duas formas principais nos padrões de captação, que podem ser cardioide ou shotgun.
Um microfone com padrão cardioide capta o som em forma de coração (daí o nome…), onde o áudio vem da maioria dos lados do microfone, mas não da parte de trás.
Já o Um padrão shotgun capta a maior parte de seu som diretamente na frente do microfone, e algum áudio vem da parte de trás e um pouco de cada lado.
A outra coisa a pensar é o tipo de microfone que você vai precisar, e isto vai depender do tipo de trabalho que você fará com ele.
Por exemplo, um microfone de lapela é um microfone minúsculo que se encaixa na “lapela” da camisa de uma pessoa e geralmente é indicado para filmagens de entrevistas quando o microfone precisa ser escondido.
Um microfone shotgun também é bom para se esconder, pois pode ser mantido acima da cena, porém lembre de que ele tem que estar voltado para baixo (observe por onde o áudio “entra” e aponte este lado para baixo!
Você não precisa gastar fortunas em microfones, existem ótimos microfones por valores bem acessíveis. Sempre que possível é interessante adquiri-lo em uma loja física onde você tenha a oportunidade de testar a qualidade de áudio, testando em loco o equipamento que pretende adquirir.
Bons microfones são importantes, mas você também precisa de um ótimo equipamento de gravação.
Caso sua gravação seja feita diretamente em um computador, talvez compense o investimento em uma interface de áudio que grave pelo menos 24 bits / 96 KHz.
Há microfones USB que dispensam a interface de áudio, e podem ser conectados a softwares como o Audacity, que é praticamente um estúdio de gravação.
O primeiro número “24 bits” refere-se à profundidade de bits do áudio. Isso é semelhante aos bits de vídeo. Se você já ouviu o termo “8 bits” usado, refere-se ao vídeo e áudio da era dos anos 80 que era de baixa resolução porque carregava apenas 8 bits de profundidade por amostra. O áudio de 24 bits tem uma resolução muito maior e melhor qualidade de som, e agora é o padrão da indústria para áudio online.
O segundo número refere-se à taxa de amostragem, ou seja, quantas vezes o áudio é amostrado por segundo. Isso é um pouco como compressão em vídeo. Quanto maior a taxa de amostragem, mais dados você terá para trabalhar. Alguns gravadores vão até 192kHz em taxa de amostragem, mas 96kHz é mais que suficiente para áudio online.
Se você estiver gravando em movimento, considere um dispositivo de gravação portátil como o Zoom H6, que abriga uma interface de gravação de 24 bits / 96kHz, 4 entradas de microfone e alguns microfones acopláveis em um dispositivo portátil.
Existem várias outras opções portáteis no mercado que também funcionarão bem.
Há uma importante distinção entre microfones Condensadores e Microfones Dinâmicos; há um post que trata especificamente das características entre eles; basicamente um microfone dinâmico não necessita de alimentação externa enquanto o condensador precisa ser ligado a uma fonte de 48W (normalmente uma console de áudio fornece esta alimentação, o famoso Phantom power. Estes também podem seguir padrões como o cardioide.
2) Mixagem de áudio
Precisamos prestar atenção em alguns detalhes para o áudio do nosso video online:
O youtube por exemplo já aceita áudio surround; a maioria dos produtores de vídeo online ainda se utilizam de áudio estéreo.
Um ponto importante a ser considerado é pensar em limitar os “picos” de áudio.
Muitos deixam o áudio em 0 dB; lembre que este é o ponto em que um clipe de áudio é o mais alto sem “recorte” enquanto que Clipping é o ponto em que o áudio fica distorcido e começa a soar ruim; aqui parece interessanter limitar os picos de áudio a -6dB.
Este é o ponto em que um clipe de áudio é o mais alto sem “recorte”. Clipping é o ponto em que o áudio fica distorcido e começa a soar ruim. Outras pessoas sugerem limitar os picos de áudio a -6dB.
Isso garante que seu áudio não entre em território de recorte. Você pode tentar limitar seu áudio a -6dB ou 0dB observando atentamente os medidores de áudio. Mas uma maneira mais exata de fazer isso é adicionando um limitador ao seu áudio. Você pode definir o nível máximo de saída dessa maneira e garantir que seu áudio não ultrapasse isso.
Mesmo que você mixe seu áudio utilizando monitores de alta qualidade é interessante reproduzir seu trabalho também utilizando uma referência barata, para entender o que as pessoas ouvirão na média. Muitas vezes o nosso trabalho está perfeito nos monitores profissionais mas quando utilizamos uma referência mais barata percebemos que a voz se perdeu por exemplo.
3. Saída de áudio
Lembre que o YouTube e o Vimeo compactam o áudio no formato AAC que é um compressor de alta qualidade e de tamanho pequeno.
Será uma boa prática utilizar AAC na sua saída de áudio.
Além disso, há uma variedade de opções para profundidade de bits e taxa de amostragem na exportação. Mas o YouTube e o Vimeo sugerem o padrão da indústria de taxa de amostragem de 48kHz ou, no caso do YouTube, 96kHz. Se você for postar em vários sites, 48kHz é uma boa ideia.
Acredito que se você levar em consideração estas dicas para gravar, mixar e exportar áudio a sua qualidade de áudio vai melhorar.