RESOLUÇÃO X PROFUNDIDADE DE COR X FRAME RATE X BITRATE
começando pela definiução de vídeo… vamos assumir que o vídeo nada mais é do que uma sequência de fotos (normalmente 30 fotos por segundo).
Cada frame é basicamente uma foto…
Na verdade a câmera de vídeo também pode ser entendida como uma câmera fotográfica com os mesmos controles básicos de Abertura, ISO e Shutter Speed.
Vamos ao primeiro conceito:
1) Resolução de vídeo: Resolução de vídeo é definida como o número de pixels presentes em cada quadro, de modo geral quanto o maior número de pixels, maior a resolução e mais nítida imagem será.
Esta resolução é apresentada por um número de pixels na horizontal x número de pixels na vertical.
Em termos de resolução as mais conhecidas são , SD, HD, Full HD, 4k…conforme a tabela abaixo:
SD – 640 x 480
HD – 1280 x 720
Full HD 1920 x 1080
2K – 2560x 1440
Ultra HD (4k) 3840 x 2160
Atualmente as câmeras mais caras apresentam resoluções ainda maiores como:
6k – 5568 x 3132
8k – 7680 x 4320
12K – 12288 x 6480
Obviamente dependendo da aplicação que você utiliza não há necessidade de uma câmera 12K, eventualmente uma Full HD pode atendê-lo bem.
A escolha da resolução impacta diretamente a quantidade de dados utilizada para armazenamento, e até os computadores que serão utilizados para a edição das imagens.
Lembrando que um frame em 4k representa 4 vezes um frame full hd, significa que os computadores, processadores e discos precisarão lidar com algo 4 vezes maior que o full HD.
2. Profundidade de cor: Para armazenar as cores a câmera necessita de uma certa quantidade de bits e o número de cores que ela consegue representar está diretamente ligado ao conceito de profundidade de cor, que basicamente é quanta informação de cor pode ser armazenada por pixel.
A profundidade de cor pode ser 8 bits, 10 bits , costumo exemplificar este conceito citando uma caixa de lápis de cor… 8 bits como uma caixa de lápis de cor de 256 cores, enquanto 10 bits uma caixa com 1024 cores.
Vejamos a tabela abaixo:
bits por cor | nr de cores escala de cinza | Total cores RGB |
8 bits | 256 | mais de 16 milhões |
10 bits | 1024 | mais de 1 bilhão |
12 bits | 4096 | mais de 68 bilhões |
É absolutamente necessário investir em uma câmera de 12 bits?
Mais uma vez a resposta é a mesma, depende muito do trabalho a ser realizado. Se você produzir vídeos para internet por exemplo,a grande maioria da audiência não observará nenhuma diferença entre takes de 8 bits para 10 ou 12.
3. Frame Rate: Já mencionamos que o vídeo é uma sequência de fotos por segundo, logo frame rate é a velocidade que estas fotos passam.
Temos um post no blog que já abordou este tema, aqui para ser sucinto, vamos limitar a falar que o cinema se utiliza de 24 frames por segundo (e por razões técnicas 23,98 fps) , enquanto os frame rates mais comuns são 30.
Nos casos de videogames o melhor é 60 fps, 60 fps também recomendo nos takes que precisar atribuir câmera lenta… se sua câmera não tiver 60fps em full hd vai uma dica… grave em hd (1280x 720) , normalmente em HD as câmeras gravam 60 frames (para takes com câmera lenta quanto mais frames melhor, mesmo que vc use 720P (1280 x720) somente quando vai aplicar câmera lenta.
4. Bitrate:
Pensando em tudo junto Resolução x profundidade de cor x frame rate, teremos o verdadeiro montante de dados que serão gravados.
Isto levará a um número astronômico, uma incrível quantidade de dados… aí entra em cena a compressão.
Os algoritmos de compressão consideram que grande parte dos frames não mudam muito durante uma gravação, e praticamente terão a mesma informação durante todo o vídeo.
Neste caso se utilizam as compressões para consumir menos espaço em disco, em outras palavras definem quantos bits por segundo serão utilizados na gravação, deste modo quanto maior o bitrate melhor a qualidade da imagem porém utilizará mais disco e quanto menor o bit rate menos qualidade e menor espaço de disco será utilizado.
Qual a taxa ideal de bit rate devo utilizar?
Para a maioria que trabalha em 1080P, 8 Mbits /segundo confere uma excelente qualidade e ao mesmo tempo um espaço menor.
Tudo depende de qual o conteúdo do vídeo, se não hã muitas mudanças entre as cenas uma taxa baixa de bitrate pode ser utilizada, quanto mais movimento e mudanças de cena e muita ação devemos utilizar um bitrate maior.
Obviamente se você gravar em 4k e exportar em full HD o resultado esperado é que seja melhor do que se gravar direto em full hd.
Atenção dobrada deve ser tomada na edição.
Uma gravação em 24 frames por segundo deve ser editada em um timeline de 24 frames por segundo. É um erro comum gravar em 24 e editar em um timeline de 30 frames onde os 24 frames deverão ser “esticados” para virar 30, ocasionando perda de qualidade na edição, especialmente se houver muita movimentação na cena.