Chegaram os Kits de lentes Zoom de cinema da DZOfilm na Seegma.
São duas opções: O Kit Pictor e o Kit Vespid.
O Kit Pictor com 3 objetivas e o Kit Vespid com 6.
Ambos com montagem PL, porém incluem um adaptador EF para que as lentes possam ser utilizadas em um número maior de equipamentos.
O Kit Pictor com objetivas de montagem PL composto por três objetivas :
- Lente DZOFilm Pictor 14-30 T1.5
- Lente DZOFilm Pictor 20-55 T1.5
- Lente DZOFilm Pictor 50-125 T1.5
Já o Kit Vespid vem com 6 objetivas:
- Lente DZOFilm VESPID 25mm T2.1
- Lente DZOFilm VESPID 35mm T2.1
- Lente DZOFilm VESPID 50mm T2.1
- Lente DZOFilm VESPID 75mm T2.1
- Lente DZOFilm VESPID 100mm T2.1
- Lente DZOFilm VESPID 125mm T2.1
Por quê as lentes de cinema são tão superiores às lentes fotográficas?
Os T stpos não são somente mais precisos que os f stops das lentes fotográficas, os t stops foram cuidadosamente medidos e mensurados para controlar precisamente a quantidade de luz exata que é transmitida pelas lentes ao sensor.
Qual é a diferença entre F/stop e T/Stop?
O f/stop é uma medida resultante da conta entre a distância focal em milímetros dividido pelo diâmetro de abertura do diafragma (também em milímetros).
Desta forma todas as lentes com a mesma abertura de diafragma, independentemente da distância focal (distância entre sensor e o ponto focal da lente), deveriam deixar chegar ao sensor a mesma quantidade de luz… porém não é o que ocorre; este cálculo não leva em conta fatores como por exemplo a reflexão da luz nem a qualidade do cristal utilizado (cristais com maior qualidade permitem maior passagem de luz).
Por este motivo o TStop das lentes de cinema consideram estas variáveis na conta de forma que em um kit como este, o TStop na verdade mede a transmissão da luz, assim um kit como este que T1.5 em todas as lentes, garante que a quantidade de luz de todas as lentes sejam equivalentes e, desta forma as trocas de lentes necessárias em uma gravação não apresentem problemas de diferença de luminosidade.
Quanto gravamos com lentes fotográficas e utilizamos várias lentes no mesmo ambiente, os takes costumam apresentar diferenças de luminosidade nas takes gravados e acarretam um grande trabalho para a pós-produção.
Outra grande vantagem é que estas lentes vem com uma engrenagem ao redor dos anéis de foco, zoom e íris, permitindo uma perfeita conexão com os follow focus; e mais, a distância entre os anéis de engrenagem é sempre a mesma independentemente do tamanho da objetiva, isto para facilitar as inúmeras trocas de lentes ocorridas dentro de um set de filmagem; deste modo uma lente é substituida por outra sem a necessidade de se ajustar o follow focus ou demais acessórios.
E as vantagens de utilizar um follow focus com uma lente de cinema são indiscutíveis: O follow focus tem dentes que são acionados por uma roda e através desta engrenagem externa é possível marcar precisamente a posição do foco desejada (incrivelmente útil para as passagens de foco).
Em cenas em que o ator se movimenta por exemplo o operador pode marcar de forma fácil as posições do giro do anel de foco, marcando a posição inicial e final e girando de acordo com a movimentação do ator para manter o foco absolutamente preciso.
Nas lentes de cinema também há starting point e ending point quando giramos o anel de foco entre a distância mínima e máxima…..Em Uma lente fotográfica o anel de foco gira infinitamente.
A marcação de foco nas lentes fotográficas são na parte superior da lente enquanto nas lentes de cinema há marcações de foco nas duas laterais, de forma que o follow focus possa ser instalado de qualquer um dos lados, dependendo da necessidade do operador.
O material utilizado na construção destas objetivas é de alta resistência, suportando facilmente as condições adversas de um set de filmagem, e se equiparam a qualquer outra objetiva de cinema mais cara do mercado.
O melhor de tudo é que a DZOFilm oferece um Kit de cinema com a mesma qualidade das lentes de cinema mais caras do mercado por um valor que é literalmente uma fração do valor delas.
Estes dois kits estão disponíveis na Seegma.