As formas mais comuns de tráfego de vídeo pela rede são NDI e SRT.
Ambas as formas conseguem enviar vídeo de uma câmera para um computador em tempo real mas há algumas diferenças entre estas tecnologias.
O que é NDI?
NDI significa interface de dispositivo de rede. É um protocolo proprietário desenvolvido pela NewTek que oferece alguns recursos fantásticos de suporte a vídeo, áudio, multicast e alocação de largura de banda.
Muitos equipamentos saem de fábrica em modelos NDI. O único inconveniente neste caso é que eles se tornam um pouco mais caros devido aos royalties que precisam ser pagos à Newtek.
O que é SRT?
SRT significa Transporte Seguro e Confiável. É um protocolo de código aberto desenvolvido pela Haivision e Wowza.
Em palavras simples o SRT é o concorrente direto da tecnologia NDI, com a vantagem de que não há royalties envolvidos, ou seja o seu uso é aberto.
Em termos de tecnologia ele tem alguns pontos favoráveis, resolvendo alguns probleminhas do NDI, conseguindo reduzir bastante o atraso.
Outro ponto interessante é a tecnologia de recuperação de dados e correção de erros de transmissão que minimiza muito a perda de pacotes de dados e garante uma estabilidade maior na transmissão.
Outro ponto a considerar é que em SRT a latência é bem menor.
Tanto o SRT quanto o NDI podem ser usados para transmitir conteúdo protegido por HDCP em redes IP a distâncias de até 100 metros sem necessidade de nenhuma licença adicional.
Esses protocolos também permitem transmitir vídeo em formatos diferentes de HD, incluindo 4K/UltraHD e até 8K! com latência mínima em redes de até 100 Mbps.
Qual é a diferença entre SRT e RTMP?
SRT é um formato de vídeo (câmeras Ptz para transmissão ao vivo) que funciona com o Flash Player. É normalmente usado para transmitir eventos ao vivo, como eventos esportivos, shows e debates políticos.
A principal diferença do RTMP é que ele permite que os vídeos sejam transmitidos pela Internet, enquanto os arquivos SRT só podem ser reproduzidos localmente no seu computador.
As tecnologias NDI e SRT são encontradas principalmente em câmeras PTZ.
Citamos como exemplo na tecnologia NDI a SeeOne UV-580 NDI e na tecnologia SRT a SeeOne UV-580 20x.
A UV-580 NDI tem o diferencial do zoom óptico em 30x e, além de ser NDI também faz SRT.
A UV-580 20x, é uma das câmeras PTZ de maior sucesso nos dias de hoje, com um custo mais atraente do que a versão NDI e tem como uma de suas principais características o trabalho em SRT.
.