mov ou mp4 qual formato devo utilizar?
O vídeo digital substituiu as antigas fitas, com isso vários formatos surgiram.
Importante saber o que são formatos, containeres e codecs.
Uma questão importante para grande parte dos usuários é:
Devo gravar como MOV ou como MP4?
Qual é a diferença entre eles?
Esta é uma das dúvidas que surgiram quando o Digital substituiu as antigas fitas de vídeo.
Vamos entender alguns termos:
Containers e CODECS
Os arquivos digitais no computador são codificados de uma determinada forma e o computador tem que saber como lidar com ela.
Container está ligado diretamente a CODEC (codificador – decodificador), ele agrupa arquivos de áudio e vídeo que utilizam os codecs.
Toda vez que você assiste um filme no computador, os containeres juntaram todos os arquivos comprimidos e os tornaram acessíveis.
O computador (PC ou MAC) precisa saber diferenciar entre arquivos word, excel e arquivos de vídeo para determinar quais aplicativos devem ser utilizados.
Os containers são uma maneira de informar ao computador que um arquivo é de vídeo e não um PDF.
Então o que são containers e codecs?
Imagine uma grande quantidade de fichas organizadas em uma antiga gaveta de arquivo físico.
Neste exemplo o container é o arquivo e os codecs seriam as fichas físicas.
O contêiner informa ao computador como lidar com os CODECS dentro dele.
O MOV e o MP4 são os containers mais utilizados na produção de vídeo na atualidade.
O que é MOV?
Criado pela Apple, o formato MOV está em uso há muito tempo.
Quando você exporta seu vídeo editado do Apple Final Cut, seu arquivo de filme está no formato MOV.
O formato MOV é o formato da mais alta qualidade que você pode exportar do Final Cut e tem muitas maneiras de configurar a exportação para suas necessidades específicas.
O inconveniente do MOV é o tamanho, hoje para trabalharmos com a WEB os arquivos devem ser os menores possíveis.
Como linha de base, o MOV terá a resolução mais alta do seu projeto e a exportará em um arquivo MOV.
O que é MP4?
Se você precisar usar um arquivo de vídeo na web no YouTube, Vimeo ou TikTok, precisará compactar esse arquivo de vídeo. É aí que entra o formato MP4. O MP4 se tornou o o formato de vídeo mais utilizado e famoso da WEB.
O MP4 hoje virou padrão para a distribuição de arquivos.
CODECS
Existem muitos CODECS por aí, mas vamos nos concentrar apenas nos mais usados.
H.264 – Este é facilmente o CODEC mais usado porque é o que o YouTube e o Vimeo preferem para seus sites de streaming. O H.264 atinge um bom equilíbrio entre compressão e qualidade de imagem. Os arquivos que usam H.264 são uma fração do tamanho dos arquivos MOV originais dos quais eles são gerados.
ProRes – O Apple ProRes permite muita flexibilidade ao exportar seus vídeos. Você pode ajustar as exportações de vídeo ProRes de sem perdas para mais compactadas com base em suas necessidades específicas. O ProRes é compatível com Apple e PC.
DNxHD – DNxHD é o CODEC intermediário da Avid. Otimizado para os sistemas de edição Avid, o DVxHD está rapidamente se tornando compatível com muitos outros sistemas de edição no mercado atualmente.
Blackmagic RAW – Blackmagic RAW foi criado para suportar Blackmagic Cinema Cameras. Para usá-lo, você também usaria seu contêiner .r3d.
Como usar esses arquivos — MOV X MP4
A resposta para esta pergunta depende de como você pretende distribuir o seu vídeo.
Quando você usa um MOV vs. um arquivo MP4?
Como o MOV tem a mais alta qualidade e o maior dos contêineres mencionados aqui, você deve usar o formato MOV quando precisar de um vídeo de alta qualidade e sem perdas. Por exemplo, arquivos MOV seriam preferíveis se você estiver enviando seu vídeo para uma agência para edição ou para um canal de transmissão.
Quase qualquer outro cenário fará com que você use um arquivo MP4. Os arquivos MP4 são muito menores e a qualidade é muito boa.
Se você for ao YouTube ou Vimeo, o MP4 deve ser sua primeira escolha. Os arquivos MP4 são facilmente enviados usando serviços de transferência online e chegam instantaneamente aos seus clientes.
MOV vs. MP4: use o que é certo para suas necessidades
O mundo atual da produção de vídeo tem uma variedade estonteante de formatos, e não há razão para acreditar que mais não estão a caminho.