Lentes MFT de Cinema para a Blackmagic Pocket Cinema 4k
As câmeras com lentes MFT sugiram há 16 anos e rapidamente tornaram-se muito populares entre os cineastas, especialmente por oferecer a mesma capacidade de montagens maiores, mas com uma relação custo x benefício que realmente valia a pena.
Tudo que os cineastas sempre procuraram eram equipamentos baratos, leves, fáceis de carregar e que tivesse a mesma qualidade de equipamentos maiores.
As câmeras Micro 4/3 ainda são relevantes?
Para responder a esta questão vamos dar uma olhada nos tamanhos de sensores.
Fazendo uma comparação com os tipos de sensores vamos entender o porquê as lentes MFT funcionam tão bem com sensores menores.
Vamos pensar em tamanho de sensor x qualidade de imagem
Muitos acreditam que um sensor menor significa menor qualidade, porém este não é o único fator na produção de uma cinematografia de qualidade pois também devemos levar em consideração o fator de crop e o processamento da imagem.
Lentes menores são incríveis porque os sensores menores fornecem círculos de imagem proporcionalmente menores e imagens de grande resultado estético.
Como um sensor cropado é menor do que um tamanho típico de 35 mm, um fator de corte é adicionado às imagens capturadas por essas câmeras. Isso implica que sua foto terá suas bordas cortadas para um campo de visão menor.
Como o sensor cropado vai capturar uma área menor, isto vai afetar diretamente na qualidade da captação em ambientes escuros, vai ser bem melhor por capturar apenas certas áreas em determinado momento.
Não é à toa que há fabricantes oferecendo câmeras incríveis com montagem MFT.
Um grande exemplo é a Blackmagic.
Temos a Pocket Cinema 4k que é um grande exemplo de câmera voltada para cinema e que utiliza a montagem MFT.
Ainda na linha Blackmagic Temos a linha Studio 4k Pro e 4kplus, uma solução estupenda para Studios Broadcast de baixo custo.
O que os entusiastas da linha MFT sempre desejavam era uma maior variedade de lentes para o trabalho, especialmente lentes que realmente tivessem a qualidade de cinema.
Já discutimos neste blog as vantagens das lentes de cinema sobre as lentes convencionais…
dentre elas aparecem
- o Trabalho em T-Stop mais preciso do que os F-Stops, assim a troca de lentes ocorre e a quantidade de luz entre uma objetiva e outra será sempre igual, nunca acontecerá a diferença muito comum nas lentes fotográficas comuns.
- a posição dos anéis de íris e foco permanecento sempre na mema altura independente da distância focal das lentes, o que facilita muito a troca de lentes no set.
- a compatibilidade dos anéis de foco e íris com os follow focus.
Até há pouco tempo o mercado só possuia lentes MFT fotográficas (Linha lumix da Panasonic por exemplo).
A grande notícia é que a DZOFilm lançou duas lentes Prime com bocal MFT, que fará os amantes da cinematografia de baixo custo comemorarem muito.
São elas:
DZOFilm DZO 10-24mm T2.9 MFT Parfocal – Lente Cine
e
DzoFilm DZo 20-70mm T2.9 MFT Parfocal – Lente Cine
São lentes de cinema que atendem câmeras MFT como a Blackmagic Pocket Cinema Camera 4k.
Além das características de cinema já mencionadas, estas lentes tem alguns diferenciais que as tornam ainda melhores para cinema.
- São Parfocais:
Qual é o diferencial de uma lente parfocal? Trata-se de uma lente que não perde o foco em toda a sua extensão do anel de foco (pode ocorrer no máximos alterações quase imperceptíveis), isso a diferencia das lentes fotográficas com auto foco, quando nas mudanças de distância focal há um pequeno intervalo de tempo até que a câmera volte a focar corretamente.
- A lente tem respiração quase zero, garantindo consistência no enquadramento,
O que vem a ser a famosa “respiração”? É uma característica de grande parte das lentes fotográficas (em maior ou menor grau), uma “anomalia” que ocorre quando o foco está nos pontos limite e suas alterações de foco ocasionam mudanças no tamanho da imagem, como se o acionamento do anel de foco acionasse também o zoom da câmera.
Graças a sua íris de 12 lâminas, os destaques são arredondados e para manter-se fiel ao design de cine possui uma rotação de foco de 270° e oferece 26 marcas de foco ao longo da faixa. Além disso, o ajuste de foco traseiro de 19,2 mm em pequenos incrementos permite alternar com eficiência
Diferentemente das lentes MFT fotográficas, essa essa lente tem uma carcaça toda em metal durável.
Agora a BMPCC 4k tem opções de lentes efetivas para fazer cinema.