Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Câmeras • Cinema • Fotografia • Lentes

Lentes: as principais diferenças entre fotográficas e cinematográficas

lentes-diferencas
Marcos Oliveira
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Lentes de cinema são realmente melhores do que as fotográficas?

A resposta é: depende da finalidade.

As lentes fotográficas foram projetadas primariamente para atender aos propósitos fotográficos. Mas também atendem a vídeos dada a qualidade dos sensores das câmeras fotográficas. Enquanto as de cinema foram projetadas para o resultado cinematográfico.

Este tema já foi objeto de outros posts neste blog, veja clicando aqui. Mas vamos relembrar os principais benefícios de utilizar lentes cine, e as vantagens delas sobre uma lente fotográfica.

A primeira diferença notável é a abertura. As lentes fotográficas trabalham em F/stops, enquanto as lentes de cinema em T/stops.

Os T/stops não são somente mais precisos que os f/stops das lentes fotográficas. Já que eles foram cuidadosamente medidos e mensurados para controlar precisamente a quantidade de luz exata que é transmitida pelas lentes ao sensor. 

Isto é fundamental em cinema pois nas trocas de lentes por distâncias focais diferentes, a abertura será exatamente igual em todas as escalas. Assim, irá assegurar imagens mais precisas e demandará menos horas de pós-produção.

Por que o T stop é mais preciso do que o F stop?

A luz durante o percurso por dentro da objetiva apresenta algumas pequenas perdas quer seja por absorção ou reflexão. E é a escala T que calcula precisamente estas perdas. Portanto, com um conjunto de lentes 1.5, por exemplo, você pode utilizar de qualquer lente que a luminosidade será sempre a mesma. Isto já não ocorre com as fotográficas.

Outra vantagem é que as lentes de cinema com uma engrenagem ao redor do corpo do foco, totalmente compatível com os follow focus de cinema.

E as vantagens de utilizar um follow focus com uma lente de cinema são indiscutíveis. Uma vez que o follow focus tem dentes que são acionados por uma roda e, através desta engrenagem externa, é possível marcar precisamente a posição do foco desejada. Isso é incrivelmente útil para as passagens de foco.

Em cenas em que o ator se movimenta por exemplo o operador pode marcar de forma fácil as posições do giro do anel de foco, marcando a posição inicial e final e girando de acordo com a movimentação do ator para manter o foco absolutamente preciso.

Outro diferencial das lentes de cinema também é a presença de starting point e ending point. Ou seja, o giro do anel de foco tem início e fim. Já nas fotográficas o anel de foco gira infinitamente, mesmo quando atingimos o máximo e o mínimo.

A marcação de foco nas lentes de cinema é feita nas duas laterais. Desta forma o follow focus pode ser instalado em qualquer lado, dependendo da necessidade da cena a ser gravada.

Mais um detalhe importantíssimo para o cinema é que os anéis de comando de todas as lentes encontram-se sempre na mesma altura e os comandos sempre na mesma posição para facilitar a operação. Assim, fornece economia de tempo que na troca de lentes, evitando montar e configurar o follow focus novamente e consequentemente economizando o tempo de gravação, já que uma diária de set de filmagem contribui muito no custo da produção.

Já as lentes fotográficas são projetadas para otimizar o tamanho e o custo, não existindo uma padronização da altura dos anéis de comando.

Um fator diferencial também é na montagem. Uma vez que a montagem de uma lente reflete como ela se encaixa no corpo da câmera. Os sistemas mais comuns são os de rosca, mais presentes nas fotográficas. E os de baioneta, presentes nas de cinema.

A montagem de cinema mais comum é a PL (de positive lock) pela precisão do alinhamento mecânico entre a lente e o corpo da câmera e pelo seu perfeito sistema de travamento. Há outras montagens como a PV da Panavision e a FZ-mount da Sony.

Nas lentes fotográficas há uma variedade maior de montagens, só para citar algumas:

  • Canon EF  /  Canon EF-M  /  Canon EF-S  /  Canon FD  /  Canon FL 
  • A- Mount / F-Mount da Sony
  • Z-Mount da Nikon

Existe uma montagem que foi criada para atender tanto às câmeras fotográficas quanto às de cinema, o MFT (micro four thirds).

Um último diferencial entre as fotográficas e as de cinema é o preço, uma vez que as de cinema são mais caras.

Por final, hoje em dia há algumas marcas como a DZOFilm que tornaram as lentes de cinema mais acessíveis e com montagens que encaixam em câmeras fotográficas, oferecendo inclusive kits MFT. A despeito do peso da lente de cinema ser bem maior, o filmmaker já pode pensar em utilizar e até adquirir um kit de lentes de cinema para as suas produções.

Tags#dzofilm #lentesdecinema #lentesfotograficas

Você pode gostar

Canon • Fotografia

Canon RF 50mm A Versatilidade em Uma Lente Prime

janeiro 30, 2025
Câmeras • Canon

Nova Canon EOS R5 Mark II Quais as diferenças com relação aos modelos R5 e R5C?

novembro 14, 2024
Blackmagic • Câmeras • Cinema

Blackmagic Pyxis 6K Uma Nova Era para o Cinema Digital

outubro 23, 2024

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

Câmeras PTZ no audiovisual
Lançamentos Blackmagic na Seegma
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Banners-Feed-Instagram-e-Facebook-02.png.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • Canon aposta em inovação ótica e reforça linha Cinema EOS na NAB Show 2025
  • Core SWX fortalece liderança em energia profissional e homenageia a Seegma na NAB Show 2025
  • E-Image Apresenta Soluções Inovadoras em Suporte de Câmera e Premia a Seegma na NAB Show 2025
  • LEMO Apresenta Avanços em Conectividade de Alta Precisão na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO