Na semana passada participamos da feira Fotografar 2016, evento que reúne todos os anos profissionais de foto e vídeo.
Nesta edição a Seegma, acompanhando a realidade do mercado, decidiu apresentar soluções para melhorar a qualidade da produção com baixo custo de investimento.
Apresentamos basicamente, soluções para melhorar a captação das DSLR, dotando as produções de maior qualidade, sempre com investimentos reduzidíssimos.
Todos concordam que as DSLR possuem uma captação de vídeo fantástica e que o mercado facilmente se adaptou a esta realidade. A partir deste fato irrefutável, propusemos algumas soluções para incrementar (em muito) a qualidade destas produções.
Nossa palestra versou sobre o conceito de Cinematografia digital aplicada aos eventos sociais, que nada mais é do que utilizarmos equipamentos com a qualidade de captação das DSLR, porém com arquivos com mais Megabites por segundo e maior range dinâmico para suportarem uma rotina de correção de cores e assinaturas digitais com looks personalizados.
Sabemos que, por maior que seja a qualidade de captação de uma DSLR, seus arquivos estarão sempre limitados ao formato AVCHD, contando com no máximo 24 Megabits por segundo; tais arquivos, quando necessitam de qualquer processamento como uma rotina de correção de cores, acabam inevitavelmente perdendo a qualidade.
Quando falamos em Blackmagic, estamos falando em soluções com qualidade DSLR, porém com arquivos grandes o suficiente para permitir uma rotina de correção de cores do software Davinci Resolve; esta é uma diferença fundamental para quem pretende investir pouco e assegurar um grande salto qualitativo na qualidade.
Apresentamos na feira três soluções básicas:
A Blackmagic Pocket Cinema:
Uma solução ultra portátil full HD que grava arquivos parrudos em ProRes 422 HQ, com lentes MFT e que através de adaptadores pode utilizar qualquer tipo de lente do mercado e com seu range dinâmico de 13 Stops permite armazenar muito mais detalhes e apresentar no produto final um filme com qualidade superior às DSLR.
A Blackmagic Micro Cinema Câmera
Basicamente uma solução com as mesmas características da pocket, porém com a facilidade de ser instalada em drones e ser operada remotamente.
A Blackmagic Cinema Camera
Uma solução de montagem EF, que grava em discos SSD, com 12 stops de range dinâmico com uma resolução de 2,5 K.
A Blackmagic Cinema 4k
Uma solução de montagem EF, que grava em discos SSD, com 12 stops de range dinâmico com uma resolução de 4K.
Na oportunidade pudemos explanar sobre a importância de gravarmos com uma resolução superior em arquivos com mais Megabits por segundo, para entregarmos um arquivo de extrema qualidade, especialmente após o processamento no software Davinci Resolve, que acompanha todos os produtos.
Todos os presentes puderam constatar e testar de perto as nossas sugestões para a melhoria da qualidade.
Aproveito para agradecer a todos que participaram das nossas palestras durante o evento !