Uma das modalidades de produção de conteúdo que mais cresce no mundo é o audiovisual. A internet virou um terreno fértil e sem limites para quem deseja enveredar por um universo cheio de possibilidades. Dá até pra ganhar dinheiro e fazer do audiovisual uma atividade profissional e remunerada. Mas, para isso, é importante seguir um passo a passo, que começa pelo planejamento, produção, execução e finalização do conteúdo. Neste post, vamos trazer As cinco melhores dicas para produzir conteúdo audiovisual.
Confira dicas para produzir conteúdo audiovisual
Dica 01: defina o seu público alvo
Esse passo inicial será fundamental para que o seu conteúdo seja elaborado da forma mais adequada possível. Antes de começar a fazer seus vídeos, é preciso ter a certeza de para quem eles serão direcionados. Pergunte-se: quem vai quer ver o meu conteúdo? A partir dessa resposta, comece a dar asas às suas ideias. Pense em temas que possam agradar e chamar a atenção do público que você definiu. Selecione os temas que são mais buscados por ele na internet e dê o ponta pé inicial para o passo seguinte, que é a produção o roteiro.
Dica 02: elaboração o roteiro
Tenha a certeza de que gravar um vídeo não significa somente ligar a câmera. Esse é um erro primário. Produzir conteúdo audiovisual vai muito além disso, apenas. Antes de mais nada, é preciso planejar todo o conteúdo que ele vai abranger. Neste momento, tenha em mente o que você quer dizer ao seu público e a forma como vai dizer. A melhor forma de organizar todas as suas ideias é criando um roteiro de vídeo, que será o seu guia na hora da gravação. Mais adiante, vamos trazer um post com dicas específicas para a elaboração de um bom roteiro.
Dica 03: atenção com o cenário de gravação
Esta dica é muitas vezes negligenciada por quem deseja produzir um bom conteúdo audiovisual. Não vai adiantar de nada conhecer o público, ter um bom roteiro, se na hora de gravar você não tiver pensado no cenário. Inicialmente, pense no mais se adequa ao seu objetivo: você pode gravar num estúdio, ao ar livre, ou até mesmo em algum cômodo da sua casa. O mais importante, independente da sua escolha, é observar bem o que vai aparecer no quadro, ou seja, o que será visto na imagem do vídeo. Nessa parte do seu projeto, é importante ainda pensar o enquadramento do seu vídeo e na iluminação do cenário.
Dica 04: os equipamentos
Após decidir produzir conteúdo audiovisual, definir seu público, planejar roteiro e cenário, o passo seguinte é a escolha do equipamento. A dica principal aqui é unir o útil ao agradável. Comece escolhendo equipamentos que caibam no seu projeto levando em conta o custo benefício e ao alcance de seus objetivos. No início, tenha cautela com os gastos e vá investindo aos poucos, a medida que vai atendendo as demandas do público alvo e conquistando o seu espaço. Leia AQUI um post muito bacana sobre dicas para a escolha da melhor câmera para produzir conteúdo audiovisual.
Dica 05: edição e finalização
Chegou a hora da “cereja do bolo”. Uma boa edição pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do sua produção de conteúdo audiovisual. A finalização do trabalho deve ser feita da melhor forma possível. Corra dos improvisos aqui. Se a edição não for bem feita, você poderá botar tudo a perder. Caso seja preciso, peça ajuda a um profissional e busque aprender com ele. Existem programas de computação gráfica que podem ajudar neste ponto. Falaremos mais sobre isso nos próximos posts.