Que tal começar pelo começo? Ou seja, de forma bem simples e objetiva. Vamos então falar as principais funções, diferenças e características; seja na fotografia ou na filmagem, dos famosos Tripés e Monopés. O objetivo de ambos é possibilitar fotografias em baixa velocidade sem tremer bem como garantir estabilidade na hora do uso do equipamento de filmagem.
Leia também: As vantagens de uma bolsa case
Você sabe qual a diferença entre eles?
O MONOPÉ é perfeito para quando se precisa de mobilidade. Ele servirá apenas como apoio, e é recomendado para fotos de velocidades lentas ou médias, objetos em movimentos ou fotografia esportiva.
O TRIPÉ é recomendado para fotos com ampla exposição, como fotos noturnas. Ao contrário do Monopé, o Tripé proporciona menos mobilidade e é mais complicada de carregar e armar para utilização.
Importância dos Tripés e Monopés para um bom trabalho
Estes importantes assessórios não podem faltar na mochila de um fotógrafo que pretenda cruzar a linha da fotografia amadora. A qualidade das fotografias aumentam muito com o uso correto do tripé e também do monopé. Basicamente eles evitam que a foto saia tremida com o uso de baixas velocidades de disparo e/ou objetivas com distância focal grandes como, por exemplo, uma 200mm.
Dicas de uso dos Tripés e Monopés
Também podem ser utilizados para gerar um efeito bacana que é a fotografia em baixa velocidade de coisas em movimento. Um bom exemplo, aquela imagem de uma cachoeira onde a água aparece como um véu.
Para fotografia de natureza, onde temos tempo de observar, escolher a luz, se posicionar, fazer todas as regulagens na câmera, recomendo o uso do tripé. Agora, para fotografia de ação, como esportes, o monopé é mais adequado, pela sua mobilidade.
Outro componente importante e que faz toda diferença é a cabeça do tripé. Prefira uma cabeça tipo Ball head, que permite uma movimentação rápida para todos os lados. Outra coisa importante é a qualidade do produto. Lembre-se que você vai ter que carregar esse trambolho nas costas, então quanto mais leve melhor. O ideal é de fibra de carbono, o possível para o bolso é o de alumínio.