Dica de Operação de Tricaster: Como utilizar o Livetext externo?
Pouco divulgado mas muito útil para os usuários de Tricaster, é a utilização do Livetext externo.
Através do Livetext, conseguimos fazer toda a Geração de Caracteres, por um computador ligado em rede com ele; isto confere muita flexibilidade à operação pois permite delegar toda a operação de G.C. a uma única pessoa. Além disso, podemos fazer caracteres em movimento ao vivo, o que com o Tricaster sozinho não é possível (na operação normal do equipamento sem o Livetext os caracteres em movimento precisam ser renderizados em . AVI e, entrarem no ar pelas DDR; já com o livetext o G.C. vai via rede pelo canal NET 1 ou NET2.
O Livetext externo é praticamente idêntico ao interno, realmente com a grande vantagem de funcionar em um computador à parte pois, não é possível acessar o Livetext interno enquanto estamos em em “Live” no Tricaster.
Os usuários de Tricaster podem baixar uma versão demonstração no site da Newtek , que funciona por “16 dias” para teste…
Acesse o site da Newtek, nem precisa se logar como usuário, vá até updates & downloads.
Selecione o Livetext, faça o download, instale e se divirta !
Abaixo algumas características legais na utilização do Livetext , como trabalhar com vários objetos, trabalhando com a divisória layers.
Outros recursos interessantes, é a possibilidade de inserir data e horário, temperatura , informações RSS via rede e muito mais.
Temos um Case muito interessante na utilização do Livetext. Uma aplicação em um ginásio de esportes aqui de São Paulo usando o Datalink do Livetext (infelizmente não lembro o nome do time, embora tenha sido eu mesmo que fui até lá providenciar a instalação… de qualquer forma o nome do time realmente não é relevante e prefiro não lembrar …. rs…)
Conectamos um Tricaster diretamente ao placar eletrônico do ginásio. Sabemos que nos jogos de basquete, o tempo que vale é o da mesa, assim sendo, o tricaster “lia” via Datalink Livetext, automaticamente o placar e o tempo restante, convertendo o sinal da mesa em caracteres (foi necessário o desenvolvimento de um aplicativo SQL para esta conversão) e, tudo funciona até hoje perfeitamente.
Nossa próxima publicação falará de um programa fantástico para geração de caracteres no Tricaster, que funciona também via rede. Aguardem !