Dica de Operação de Tricaster : Como fazer um template de caracteres?
Todo usuário do tricaster adora a facilidade na utilização dos templates prontos na geração de caracteres. Há um banco de templates muito grande e que normalmente atende bem grande parte da necessidade de modelos para os usuários do produto.
Vejo muita gente importando para a sua transmissão, modelos prontos em png ou jpg e utilizando-os em conjunto com os modelos prontos. O grande inconveniente de se fazer desta forma é que, ao mandarmos modelos deste tipo, eles vão fechados e não podem ser alterados durante a operação do Tricaster, como fazemos com os templates existentes.
Pouca gente sabe entretanto que o Tricaster oferece a possibilidade de criarmos nossos próprios templates, utilizando de artes próprias e adicionando nossas artes ao banco de modelos do Tricaster.
Para isso precisamos apenas estar fora do live e utilizar o Livetext; este utilitário permite a criação de templates próprios, bem como de caracteres em movimento de roll / crawl (apenas os caracteres em movimento não podem ser editados ao vivo, pois o livetext gera arquivos de vídeo em canal alpha para serem recortados nos DSK do Tricaster; para gerar caracteres em movimento ao vivo precisaremos do Livetext externo, que será objeto de uma postagem futura).
O segredo da criação do template é utilizar a opção Export to live e na hora de salvar, selecionar o formato cgxml (Title Page), que é o arquivo de template; a opção que o programa oferece é .png, se salvar em png, este ficará fechado, sem a possibilidade de alterá-lo quando estivermos operando o tricaster.
O roteiro para criar um template é o seguinte :
- Abrir seu projeto de trabalho.
- Em vez de clicar em Live, como faz todos os dias… Selecione o ícone Graphics; ele abrirá o LiveText
- Na tela do LiveText , construa o seu Gc. A interface do Livetext é muito amigável e muito semelhante ao Editor de Textos do Adobe Premiere. Há ferramentas de desenho, controle total de fontes, opção para importar arquivos externos como tarjas ou outros objetos (divisória filebin). Gera caracteres em roll, crawl, pode ainda inserir relógio , temperatura e muito mais.
- Agora duas dicas importantes: Muitos usuários se equivocam na hora de salvar o template. A razão de montarmos um template, é podermos utilizá-lo como modelo para vários caracteres (como fazemos com os do Tricaster). Preste muita atenção na hora de salvar e escolha a extensão correta do arquivo. Para exportar selecione File > Send current Page to live.
- Igualmente importante é selecionar o formato correto do arquivo (o Livetext oferece a extensão PNG, este tipo de exportação gera um arquivo fechado); selecione a extensão CGXML, que é a que gera o template.
- O template será gerado dentro do projeto Live, na divisória Titles e pode ser importado exatamente como fazemos com qualquer outro template, e será gerado em uma pasta com o nome do projeto Live ativo.
Nossa próxima dica de Operação Tricaster será como trabalharmos com o Livetext externo. O livetext pode ser instalado em um computador na rede, de modo a terceirizar a operação de Caracteres, sendo que a grande vantagem de trabalharmos desta forma é a possibilidade de inserção de títulos em movimento ao vivo.