9 Critérios para escolha de um tripé
9 itens para serem analisados antes de escolher um tripé
Até há pouco tempo, o tripé era quase classificado como um artigo de luxo, dado que as melhores marcas conhecidas, entregavam bons produtos porém em um custo ainda um pouco elevado para o usuário final.
Além de proteger o equipamento o tipé proporciona maior qualidade às imagens capturadas pela câmera.
Com a chegada de novas marcas ao mercado, há muitos produtos que se equivalem aos melhores com custos bastante atrativos. Vamos considerar alguns itens fundamentais para a escolha de um tripé.
- Peso do equipamento: Importante sabermos a carga máxima que o tripé suporta e levarmos em consideração o peso das câmeras que serão utilizadas nele bem como seus acessórios.
- Altura máxima e altura mínima: Pensando em sua rotina de trabalho e nas possíveis tomadas que são feitas, a altura do tripé deve ser compatível com seu trabalho e ao mesmo tempo que oferece a proteção necessária para o equipamento, deve oferecer um certo conforto para o operador da câmera. A máxima dos tripés gira em torno de 1,80m enquanto a altura mínima entre 40 e 80 cm.
- Cabeça hidráulica: Para filmar e oferecer movimentos de pan e tilt suaves, a cabeça hidráulica é a melhor escolha para o seu tripé.
- Bolha de nível: Importante componente do tripé que vai facilitar o alinhamento correto do equipamento.
- Versatilidade: Tripés para filmar exigem mais do que tripés de fotografia, se possível é bom possuir um tripé que atenda às duas necessidades.
- Case para transporte: Assim como o tripé protegerá a vida útil de sua câmera, o case para transporte do tripé confere proteção ao equipamento e também fornece um aspecto visual profissional ao item.
- Conexão com a câmera: Importante verificar qual a montagem do equipamento, a furação mais comum dos equipamentos é para ¼ de polegada.
- robustez
- durabilidade
Até bem pouco tempo algumas marcas como Manfrotto eram praticamente a única opção e sinônimo de tripé, continua sendo uma marca fabulosa entretanto seus produtos continuam em um patamar um pouco elevado para a realidade da maioria dos videomakers; nos últimos anos surgiram marcas similares com custo bem mais acessível e que ao mesmo tempo conferem toda a segurança e qualidade que exigidas deste acessório.
Como um exemplo apresentamos o Seeone 1816, uma marca inspirada nos melhores tripés do mercado.
Um bom exemplo de equipamento que se adequa tanto a filmadoras de vídeo como para fotografia.
Características como cabeça fluida, construção em fibra de alumínio, com um design perfeito para facilitar as operações de câmera, com movimentos suaves e precisos.
Este modelo suporta equipamentos de até 12KG e vem com espalhador e case para transporte.
Impressiona sobretudo pela relação custo x benefício.