Produzir conteúdo em vídeo, principalmente seja na web, se tornou uma atividade rentável e com um alcance gigantesco em termos de comunicação. Mas, a produção deste tipo de produto passa diretamente pela escolha dos equipamentos a serem utilizados. A utilização correta da câmera, por exemplo, bem como a opção da marca, podem fazer toda a diferença entre o seu sucesso ou, o que ninguém quer, o fracasso. Uma boa câmera para filmar é uma das etapas mais importantes na hora de gravar um conteúdo audiovisual. Simplesmente, sem ela não haveria vídeo.
Leia também: Blackmagic anuncia atualização na linha Ursa: Três câmeras em um único produto
A câmera ideal para gravar seu conteúdo audiovisual
Primeiro tente equilibrar o seu orçamento com os objetivos de produção do conteúdo audiovisual. Uma boa e adequada câmera pode proporcionar a gravação de vídeos excelentes. Mas, o equipamento correto vai te dar mais opções na hora também de criar o conteúdo. Para isso é necessário que você dedique um tempinho para estudar as questões técnicas para conseguir extrair o máximo que puder da sua câmera. Além da câmera, é bom focar ainda em iluminação do ambiente, edição, qualidade de áudio e até mesmo o cenário. Falaremos disso com mais detalhes nos próximos posts.
O mais importante ainda é o seu conteúdo audiovisual
A câmera não é tudo, mas como diria Falcão, pode ser quase 100% na hora de gravar um bom vídeo. Humanamente, somos seres fascinados por um negócio chamado imagem. Portanto, uma bela imagem influencia muito na nossa avaliação de um vídeo, bem como na apreciação de um conteúdo audiovisual. Uma câmera de filmagem mais próxima do profissional captura uma imagem mais rica. Junte a isso o domínio do processo de edição e ela pode se tornar mais nítida, mais cheia de cor e, consequentemente mais viva. Todavia, não esqueça do conteúdo, jamais. Em resumo, a escolha do equipamento tem que passar inicialmente pelo tipo de trabalho que você quer produzir, sem esquecer obviamente o público alvo.
Câmeras compactas
Comecemos pelas câmeras compactas, que são as mais fáceis de se operar. Muitas delas possuem a função vídeo também e com os controles de imagem já automáticos. Facilita muito, pois você não precisa se preocupar em configurar o ISO e a abertura do diafragma, por exemplo, na hora de utilizá-las. Entretanto, fique atento que essa falta de acesso às configurações pode restringir a criatividade de quem tem uma câmera compacta para gravar vídeos. Só lembrando que ao propósito de gravação elas deixam um pouco a desejar quando comparada às chamadas câmeras DSLR.
Câmeras DSLR
Já a DSLR é uma câmera para gravar vídeos mais profissionais. A sigla DSLR significa Digital Single Lens Reflex. As DSLR revolucionaram o mercado da produção audiovisual. Antes usadas somente para fotografia, elas já têm a opção de gravar imagens em movimento. Como são compactas e possuírem muita qualidade, outra vantagem é que podem ser adotadas em quase todos os tipos de produção de vídeos, já que o material gerado possui um aspecto um pouco mais cinematográfico. São um tanto mais robustas e apresentam um nível superior de imagem, o que vai dar um upgrade no seu conteúdo audiovisual com certeza.
Filmadoras
Você pode optar também pela aquisição de uma câmera filmadora. Como são fabricadas especificamente pensando na produção de vídeos, essas filmadoras possuem melhor qualidade de áudio interno e saídas de vídeo limpas. São ideias para transmissões ao vivo. Com lentes integradas com zoom potente, alguns modelos ainda têm entradas de áudio e fone de ouvido, além de suportar várias horas de filmagens.
Soluções Seegma
Como falamos desde o início, tudo vai depender do que você quer produzir e para quem vai ser direcionado o seu conteúdo. Na Seegma, você encontrará a solução perfeita para seu projeto de produção de conteúdo audiovisual, desde câmeras compactas, robóticas, a até equipamentos para cinema.
Fique atento aos próximos posts.