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Lentes

Como utilizar o conceito do Triângulo de Exposição

Marcos Oliveira
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Como utilizar o conceito do “Triângulo de Exposição”
 
O que é o triângulo de exposição?
No objetivo de expor corretamente, seja pra fotografia ou vídeo, há o conceito do Triângulo de exposição, que serve para nos orientar nesta busca da exposição correta.
O Triângulo de exposição é uma abstração que nos ajuda a entender a relação entre abertura, shutter e ISO, pois são conceitos totalmente relacionados entre si.
 
O que é a abertura?
Abertura ou Iris é a “porta” que bloqueia a luz de bater no sensor. A  beleza de entendermos este conceito é que podemos conscientemente alterar o tamanho desta abertura e permitir entrar mais ou menos luz, do jeito que desejarmos; ou seja, quando queremos mais luz basta abrir, ou quando queremos menos luz, basta fechar. Simples assim.
 
O que é do obturador (Shutter)?
Um obturador é uma segunda abertura, mas, além de bloquear a luz, ele faz isso com a função de um temporizador.  Nós decidimos por quanto tempo este “temporizador ficará aberto”.
 
Qual é a relação entre a abertura e obturador?
Ambos do obturador e abertura permitem a passagem da luz ou o seu bloqueio, de uma maneira controlada.
A razão pela qual ambos são utilizados é simples: Além de controlar a quantidade de luz,  nos possibilita atribuirmos efeitos à imagem capturada.
 
A abertura controla a profundidade de campo ( quanto maior a abertura menor a profundidade de campo e vice e versa).
O obturador controla o borrão de movimento ou a nitidez
O entendimento destes conceitos permitem utilizá-los como ferramentas criativas.
O trabalho criativo primário de um fotógrafo e cinegrafista é a manipulação de abertura e obturador para obter o efeito que ele ou ela deseja.
 
E afinal o que é ISO e como ela se relaciona com os conceitos anteriores (Exposição e Obturador)?
O conceito de ISO está relacionado com os antigos filmes (rolos de fotografia), lembrando que quando utilizamos o obturador, os objetos ficam “embaçados”, nestas situações,  necessitamos da terceira ponta do triângulo: A ISO.
Para as situações em que trabalhar a Abertura e o Shutter não são suficientes para uma boa exposição, é a hora de mudar a ISO.
O resultado de aumentar a ISO é semelhante à diminuição do objeto a ser exposto (precisaremos de menos luz)
Há uma analogia que nos faz entender estes conceitos de exposição através de um exemplo bem simples:
Vamos imaginar a seguinte tarefa:  Dar um banho em um Burro !
donken bath
Para isso utilizaremos um balde,  e uma torneira.
A quantidade exata de água necessária para lavar o burro é a exposição.
Pense agora no balde, nele cabe uma quantidade fixa de água, desta forma, quanto maior for o burro, maior o número de baldes de água serão necessários para a tarefa.
Desta forma Exposição é a quantidade exata de luz para tirarmos uma foto.
Continuando… Para enchermos o balde com água precisamos abrir a torneira. Uma vez que sabemos a quantidade água que desejamos, basta fechar a torneira quando estivermos satisfeitos.  Controlamos o fluxo da água , abrindo ou fechando a torneira, quanto mais abrimos a válvula , mais água vai passar e , se abrirmos pouco a torneira , passará obviamente menos água. Exatamente como ocorre com o Shutter (obturador).
Como definir então a ISO ?
Assim como a exposição correta é a quantidade de água necessária para lavarmos o nosso burro, e o shutter a quantidade de água que deixamos passar pela torneira quando a abrimos ou fechamos, a ISO  age como se fosse um dispositivo mágico que diminui o tamanho do burro para que a quantidade de água necessária seja menor.
 
Tanto a abertura e obturador têm limitações. Juntos, eles podem fazer muitas coisas, mas há muitas situações em que o poder combinado não é suficiente.
 
É nesse ponto que podemos utilizar a ISO !
Lembrando que quanto maior a ISO a tendência é aumentarmos a quantidade de granulação.
 
SI Exif

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Sobre o autor

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Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

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Canon Lente EF 24-70mm f/2.8L II USM
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