Como Programar Macros e Picture in Picture no Atem
Que a Blackmagic oferece switchers com custo absurdamente mais barato e com mais inputs e recursos não é novidade para ninguém.
Há ainda algumas dúvidas dos usuários na escolha do modelo mais adequado. Especialmente a diferença dos modelos ME (ME1 e ME2, que possuem o Mix effects).
Os usuários de Atem de modelos que não dispõe do Mix-Effects, normalmente nos consultam sobre a possibilidade de fazer PIP ou a divisão de telas; isto é totalmente possível via transisões; entretanto construir estes efeitos no ar requer uma habilidade grande de manuseio do manche (mesmo via software). Para facilitar o software da Atem tem o recurso de programação de macros, que automatizam estas tarefas com apenas um clique.
Como exemplo, fizemos um vídeo mostrando um passo a passo sobre como construir um Picture in Picture e automatizá-lo através de uma macro.
Desta forma, dependendo do que precisa fazer, o usuário não precisará gastar mais adquirindo um modelo ME, com os recursos apresentados aqui, poderá construir efeitos e programá-los via macros.
A automatização de tarefas via macros é um dos mais poderosos recursos do software da Atem. Neste exemplo mostramos o exemplo do PIP, entretanto podemos ter macros para vários outros recursos como atribuir um Chroma key para qualquer input; isto torna possível trabalhar com o Atem com uma agilidade impressionante.
Abaixo segue um link de um vídeo com o passo a passo da criação de um PIP automatizado em uma macro do Atem.
Para aqueles que ainda tem dúvidas sobre qual o modelo de Atem que melhor o atende segue um resuminho:
O modelo mais popular é o Atem Television Studio
Trata-se do modelo de entrada (Full HD / SD) contando com 4 inputs SDI, 4 inputs HDMI (permitindo a utilização de 6 inputs no total). Há ainda saídas PGM SDI , PGM HDMi, Multiview SDI , Multiview HDMi além de 2 saídas de PGM SDI e mais uma em HDMi. Conta ainda com entrada de áudio digital (esta não é a melhor notícia para quem ainda tem mesas de áudio analógicas, pois ou terão que converter o áudio analógico para digital ou mandar áudio via SDI / HDMi (há um controlador de áudio no software).
Para a linha 4k não faltam opções:
Atem Production Studio 4k
Na minha opinião, a melhor opção, considerando a relação custo x benefício, pois preserva o investimento para 4k, tem entradas e saídas de áudio analógico e uma super útil saída auxiliar (além de outras 5 saídas).
Modelo 4k/Full HD/ SD com 8 inputs (4 SDI e 4 HDMI), com 6 saídas de vídeo entre outras:
( 2 PGM SDI e 1 HDMi, Multiview SDI e HDMi, Auxiliar SDI)
Possui entrada e saída de áudio analógico e SDI.
Atem 1ME Production Studio 4k
Modelo 4k/ full HD / SD com 10 inputs e 8 saídas (além de saídas de Preview e Multiview)
10 inputs SDI e um HDMI (permite utilizar 10 inputs no total, ou seja, se utilizar o input HDMI contará com mais 9 SDI).
3 PGM SDI e 1 PGM HDMi, Multiview SDI e Multiview HDMi, 3 saídas auxiliares SDI , 1 saída de Preview SDI, entradas e saídas analógicas de áudio além de entradas e saída de áudio SDI.
Saída de áudio analógico (2 x XLR Program 2 x XLR Monitor)
Inputs Extras ( 1 XLR de timecode e um para talkback)
Saída de áudio SDI
Entradas e saídas de áudio analógico (XLR e RCA)
Entrada de Sync ou Black burst
3 saídas de PGM SDI
1 Saída de PGm
1 saída adicional de PGM SDI em full HD
1 Saída de Preview SDI
6 saídas auxiliares SDI
2 multiviewers SDI mais 2 HDMi
O Atem se torna ainda mais interessante com o controlador externo:
Além de controlar via software há duas opções de controlador:
O 1ME que consegue controlar até 20 inputs (shift)
0 2Me específico para a 2ME com 20 inputs
- lembrando que há a possibilidade de controle até via celular ou ipad.
Para minimizar ainda mais o custo, para quem necessita de um controlador externo, existe o Mix-It que custa uma fração do controlador original.