Como operar o Blackmagic Atem pelo celular
O Switcher Blackmagic Atem se notabilizou pelas incrível relação custo x benefício; por tratar-se do produto mais barato do mercado, por oferecer o maior número de inputs, e pela facilidade de trabalhar todos os seus recursos via rede.
Trabalhando com endereçamentos IP, podemos ter vários computadores controlando o equipamento, distribuindo assim tarefas da produção para várias pessoas, sem custo adicional.
Os modelos Atem variam com o número de inputs oferecidos, que iniciam com 6 inputs com do modelo Atem Television até 20 inputs no modelo ATem 2 M/E Broadcast Studio 4k.
A grande vantagem de se trabalhar com esta solução é a incrível facilidade de instalação e de operação, tudo via rede.
Uma das características mais interessantes na utilização do Atem é a possibilidade de controlar o switcher via dispositivos móveis (iphone, Ipad por exemplo).
Tudo que precisamos é que o Atem esteja em uma rede com um roteador wifi e um dispositivo móvel com software de controle.
Um dos softwares de controle (para iphone e Ipad) é o Strata, que pode ser adquirido na Apple Store (há versões gratuitas, com os comandos básicos, que já são muito interessantes).
Para usuários de Android, há o Metacontrol , que pode ser baixado da Google Store.
Poder contar com esta facilidade de controle é muito interessante em uma transmissão ao vivo com Atem pois podemos utilizar o computador de controle do switcher para outras tarefas, enquanto, mesmo à distância utilizamos a função switcher pelo dispositivo móvel.
Uma das grandes marcas da linha Atem da Blackmagic é a facilidade em trabalhar em rede e, desta forma, vários computadores poderem interagir e controlar o Atem, incluindo dispositivos móveis.