Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Podcast • Uncategorized

Como montar um setup de podcast do zero (III) Como escolher os equipamentos profissionais corretos? - (Parte 3 câmeras)

Marcos Oliveira
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Como montar um setup de podcast do zero (III)

Como escolher os equipamentos profissionais corretos? – (Parte 3 câmeras)

 

A escolha das câmeras é crucial para a configuração de um Podcast profissional.

1)  Câmeras Fotográficas

É um desejo muito comum o cliente querer utilizar cameras fotográficas, recebemos muitas consultas a este respeito.

Câmera fotográfica não foi pensada para esta finalidade, entretanto dependendo do modelo pode atender bem.

Há dois fatores que devem ser analisados para quem pretende utilizar câmeras fotográficas;

O primeiro é se a câmera possui uma saída limpa (sem os menus), o segundo é se quando ativada a saída HDMI o monitor LCD continua funcionando, pois alguns modelos de câmeras fotográficas  quando ativadas a saída HDMi, o sinal do LCD é cortado.

Alguns exemplos de DSLR da Canon que podem ser utilizadas em Podcast são:

EOS RP, EOS R5, EOS R6

 

 

EOS 90D, EOS M6 Mark II

 

EOS R, EOS 5D Mark IV, EOS-1D X Mark III

 

 

Há alguns modelos de DSLR que não tem saída limpa mas quando colocadas em foco manual e apertando o botão display,  a saída fica limpa, como por exemplo a 80D.

Normalmente os modelos de entrada como t7, t7+  não oferecem este recurso.

O fato é que a DSLR não foi projetada para ser utilizada como câmera de vídeo, logo as camcorders são mais recomendadas para esta finalidade.

2) Camcorders

Operar camcorder é bem mais fácil do que operar DSLR.

A linha Vixia da Canon é muito interessante para esta finalidade. especialmente pela relação custo x benefício.

A Vixia HF G50 é um bom exemplo.

 

Na linha Camcorders da Canon temos vários exemplos:

Canon XA11

Canon XA15

Canon XA40

3) Câmeras Studio

Há uma linha de câmeras Studio da Blackmagic que funcionam muito bem em parceria com o Atem MIni (toda a configuração de cor pode ser feita diretamente pelo Atem), além disso elas oferecem alguns recursos a mais como o tally.

O valor desta opção entretanto fica um pouco mais elevado do que das camcorders, pois há a necessidade de aquisição de lentes e eventualmente de controladores de foco e zoom (caso a câmera seja operada durante o Podcast).

 

4) Câmeras PTZ

Hoje uma opção que pode ser considerada para Podcast também é a PTZ.

As câmeras PTZ podem ser operadas à distância (um único operador pode operar todas as câmeras).

Os movimentos de câmera podem ser programados  e eventualmente duas câmeras PTZ podem fazer o mesmo trabalho de 3 cameras comuns (camcorders ou DSLR).

As câmeras PTZ podem ser controladas por controle remoto (que acompanha o produto) ,  por mesa controladora especifica,  ou até pelo computador via web browser dispensando a utilização da mesa controladora; o papel da controladora será feito por um computador da rede.

Outra vantagem é que há modelos de câmeras PTZ com valores mais atrativos do que as camcorders Canon.

Um exemplo é a PTZ SeeOne.

 

O universo de opções de câmeras é muito grande.

Escolher uma DSLR por exemplo pode se justificar quando o cliente já possui um parque de câmeras fotográficas.

Para quem quer começar do zero, sempre deve levar em conta a relação custo x benefício, e neste caso as camcorders e as PTZ são as câmeras mais interessantes.

No próximo Post vamos falar de iluminação e  Streaming… Acompanhe!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags#ptz #seeone blackmagic canon podcast seegma

Você pode gostar

Uncategorized

O poder invisível do LUT onde matemática encontra a cor

junho 26, 2025
Uncategorized

Gastar ou investir em equipamentos audiovisuais: qual a diferença?

janeiro 9, 2025
Uncategorized

Hollyland Solidcom C1 20S Pro Lançamento da Hollyland - Intercom sem fio para 20 usuários

dezembro 20, 2024

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

Como montar um Podcast do zero (IV)
Como montar um setup de podcast do zero (II)
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Prancheta_1.jpg.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • O poder invisível do LUT
  • Nos bastidores da imagem perfeita: o SDI e sua soberania silenciosa no broadcast
  • Nos Bastidores do Lollapalooza 2025
  • Shure apresenta soluções de áudio profissional na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO