Como gerar matérias no computador para dar play no Hyperdeck
Uma das questões mais recorrentes no Depto de Suporte da Seegma refere-se a como gerar arquivos no Adobe Premiere que possa ser lido no Hyperdeck.
Trata-se de uma dúvida comum.
Preparei para vocês um vídeo mostrando o passo a passo de como gerar estas matérias, tanto no Adobe Premiere quanto no Final Cut.
Muita gente tem feito da forma mais trabalhosa, quando precisa gerar matérias para dar play no Hyperdeck, gravando diretamente nele. Isto não é necessário, basta sabermos o modo correto de gerar essas matérias em nossos softwares de edição.
A primeira coisa a saber é quais os codecs são aceitos no Hyperdeck.
Ele aceita principalmente arquivos gerados em ProRes, mas também grava em Avid DnxHD e H264.
O grande inconveniente é que a maioria dos usuários que utilizam Premiere em Windows , não tem acesso à exportação em Apple ProRes do seu timeline, apenas os usuários de Apple tem essa facilidade.
Resta para quem possui Premiere com Windows comprar os codecs ou utilizar-se de uma forma gratúita, que é baixar os codecs da página da Avid e Trabalhar em DNxHD, estes codecs são gratúitos.
Vejamos a lista de codecs aceitos:
Codecs Avid
DNxHD 220x, DNxHD 145, DNxHD 45, DNxHD 220x MXF, DNxHD 145 MXF, DNxHD 45 MXF, DNxHR HQX, DNxHR SQ, DNxHR LB, DNxHR HQX MXF, DNxHR SQ MXF, DNxHR LB MXF.
Codecs Apple
ProRes 422 HQ QuickTime, ProRes 422 QuickTime, ProRes 422 LT QuickTime, ProRes 422 Proxy QuickTime. ProRes 4444 QuickTime HD
Há que se observar também os frame rates aceitos :
HD
720p50, 720p59.94, 720p60
1080p23.98, 1080p24, 1080p25, 1080p29.97, 1080p30, 1080p50, 1080p59.94, 1080p60
1080PsF23.98, 1080PsF24, 1080PsF25, 1080PsF29.97, 1080PsF30
1080i50, 1080i59.94, 1080i60
Ultra HD
2160p23.98, 2160p24, 2160p25, 2160p29.97, 2160p30
Segue o vídeo, com o passo a passo de como trabalhar no Premiere e no Final Cut.