O número de microfones existentes no mercado é realmente grande, e a escolha do microfone correto para cada aplicação é aparentemente algo complicado.
Entretanto esta escolha não precisa ser tão angustiante. Embora a cada dia encontremos mais e mais marcas de microfones podemos resumir os tipos de microfones em 4:
A ideia aqui é explorarmos um pouco cada tipo de microfone e a aplicação de cada um, vamos lá:
São estes os 3 tipos de microfones: Dinâmicos, Condensadores e Ribbon (de fita).
Dividimos a categoria Condensadores em dois tipos e chegamos a 4 tipos; são eles:
- Microfones Dinâmicos
- Microfones Condensadores de diafragma grande
- Microfones Condensadores de diafragma pequeno
- Microfones de fita
Vamos ver um as características e utilização de cada um deles:
1) Microfones dinâmicos
São os chamados “cavalos de batalha” dos microfones, pois são relativamente baratos, extremamente duráveis, robustos e tem um som fantástico.
Já explicamos em posts anteriores as características dos microfones dinâmicos em comparação aos condensadores.
Basta relembrar que estes microfones usam uma bobina de indução móvel suspensa num campo de um ímã, são exatamente um alto falante reverso.
Outra característica das mais desejáveis é o fato de não necessitarem de alimentação (o famoso phantom power).
Funcionam bem para praticamente tudo, podem ser utilizados em fontes de som altas como próximos a baterias, guitarras e baixo.
Eu me aventuro a afirmar que independente de sua aplicação você precisa ter pelo menos um desses em sua coleção.
Me atrevo ainda mais a dizer:
Se você tem que escolher apenas um no Mundo e sua escolha não pode ser equivocada, o modelo é o SM7B da Shure, muito conhecido em aplicações de Podcast profissional e com certeza utilíssimo em qualquer gravação.
Obviamente há modelos interessantes de microfones dinâmicos também como:
Sennheiser MD421
E se quiser uma opção de incrível relação custo x benefício então escolha o Mackie EM-89D. Tenho indicado pessoalmente este modelo para aplicações de podcast e sua aceitação é incrível.
2-) Microfones Condensadores de Diafragma Grande
Estes microfones lembram muito a gravação em estúdios. São relativamente grandes e com aparência de estúdio profissional.
Como vimos nos posts anteriores, os condensadores Os microfones funcionam usando um capacitor (ou condensador) para converter vibrações acústicas em corrente elétrica. Isso significa que eles precisam de uma fonte de alimentação (o famoso phantom power de 48V) para funcionar.
Outra característica forte destes microfones é que são MUITO mais sensíveis do que os dinâmicos, logo utilize-os somente em ambientes silenciosos pois eles captam tudo!
Estes microfones proporcionam qualidade sonora muito agradável para vozes, aquela qualidade sonora só vista em estúdios.
É claro que eles também podem ser utilizados para outras finalidades e para outros tipos de fontes, logo é interessante considerar ter pelo menos um em seu arsenal.
Especialmente se escolher um microfone Condensador com a opção de padrões polares selecionáveis, isto ajuda muito a escolher corretamente a fonte sonora deixando de lado possíveis ruídos; isto torna esses microfones mais versáteis e prontos para qualquer desafio em seu estúdio.
3) Microfones condensadores de diafragma pequeno
Este tipo de microfone também conhecido como condensador de lápis são menores do que os Condensadores Grandes, porém muito bons de trabalho.
Eles costumam ter a extremidade superior estendida e respondem com padrões de captação bem consistentes.
Perfeitos para captação de instrumentos acústicos.
Um exemplo desta categoria é o KSM137 da Shure.
4) Microfones de fita (Ribbon Microphones)
A tecnologia Ribbon remonta aos primórdios dos microfones.
Eles tem esse nome por usarem uma fita ultrafina de material eletrocondutor suspenso entre os pólos de um ímã para gerar seu sinal.
Os microfones de fita são valorizados por seu tom quente e vintage.
Os microfones de fita são valorizados por seu tom quente e vintage.
Eles são perfeitos para quando você precisa lidar com excesso de agudo, com amplificadores de guitarra, bateria ou metais.
Atente apenas neste detalhe:
Mesmo que os microfones de fita de hoje não sejam tão frágeis quanto os primeiros designs, eles ainda são mais fáceis de danificar do que os dinâmicos ou condensadores. Tenha muito cuidado ao manuseá-los!
A regra mais importante das fitas é NUNCA fornecer phantom power de 48V para microfones de fita. Você corre o risco de eletrocutar a própria fita!
Um exemplo de microfone de fita é o Shure KSM313, perfeito para duas vozes.
Fique atento na escolha de seus microfones. Esta escolha é importante por afetar diretamente na qualidade da gravação.
Aprenda como escolher o microfone certo que melhor atenda as suas necessidades.
Agora que você sabe quando escolher microfone dinâmico, condensador ou de fita…
Bora gravar !