Atem Mini e streamyard a combinação perfeita para suas Lives
No post anterior analisamos 7 itens importantes em para a produção de uma live, tendo o vMix como grande integrador.
Um dos inconvenientes encontrados no vMix é o investimento que tem que ser feito para obter recursos como as video chamadas.
O streamYard é um software que conseguiu atender aos 7 requisitos analisados, com a vantagem de ter um custo mais atrativo.
Outra vantagem do StreamYard é que não há necessidade de fazer instalação do software; o acesso é online, o que facilita em muito sua utilização.
Vamos ver como o StreamYard responde aos 7 itens analisados.
Assim como o vMix o Atem Mini também é identificado como uma Webcam pelo StreamYard.
- Geração de caracteres
- Vinhetas e caracteres em movimento
- Picture in Picture
- Play em matérias
- Video Chamadas
- Chroma key
- Número de Streamings
1) Vamos começar analisando a geração de caracteres:
O Atem mini possui uma camada de caracteres e em still (parado), um pouco limitador para quem por exemplo necessita utilizar uma marca dágua e caracteres ao mesmo tempo.
O software da Blackmagic oferece um Banco de Midias com 20 posições e elas podem ser encaminhadas ao PGM através do recurso Downstream Key…
Desta forma um caractere por vez pode ser encaminhado ao ar.
Os caracteres podem entrar e sair em corte seco ou em Fade.
Outro ponto a ser observado é que os caracteres devem estar prontos, a única possibilidade de construir um caractere ao vivo, seria manter um computador em rede com o Photoshop, produzir o caractere no Photoshop e mandá-lo para o Banco de Mídias do Atem; há um plugin da Blackmagic que permite isso.
O StreamYard faz g.c. de uma forma fácil e tranquila e fácil e tudo na hora sem necessidade de edição em outros aplicativos (incluindo caracteres em movimento e tudo pode ser feito na hora sem necessidade de preparo anterior)
2) Vinhetas e caracteres em movimento
O Atem mini originariamente não permite a entrada de caracteres em movimento, há algumas técnicas que podem ser aplicadas para conceder um movimento de entrada e saída via
Upstream Key, mas não é necessariamente um procedimento muito prático (você encontrará no canal da Seegma um vídeo mostrando como fazer gc em movimento no atem caso tenha curiosidade de saber).
O StreamYard como já mencionado é muito forte neste ponto.
3) Picture In Picture
O Atem mini oferece a possibilidade de fazer um canal de Picture in Picture, inclusive adicionar um recorte em chroma key à imagem em PIP.
O StreamYard pode fazer inúmeros PIP, especialmente em suas video chamadas onde permite que até 10 entrevistados remotos apareçam em picture in picture.
4) Play em matérias.
Um ponto nevrálgico no Atem Mini e em toda a linha Atem é o trabalho com matérias, a única forma de dar play em matérias é através de um dos inputs, a Blackmagic oferece até os Hyperdecks como alternativa para gravar e dar play em matérias; porém não é uma tarefa muito fácil, além de comprometer um dos inputs para esta tarefa.
Assim como o vMix o StreamYard também dá play em matérias armazenadas no computador.
5) Video Chamadas
O Atem mini necessitará de softwares como o Zoom para efetivar as video chamadas, com uma preocupação adicional de gerenciar a entrada de áudio para não haver retroalimentação.
Enquanto o vMix oferece versões de 4 ou 8 videocalls o StreamYard oferece até 10 videochamadas, uma grande vantagem.
6) Chroma Key
O Atem mini permite uma camada de chroma key, que se for gerenciada juntamente com as macros pode fazer chroma para os 4 canais. Temos um vídeo no nosso canal mostrando como fazer isso.
o StreamYard também conta com recurso de chroma key e o recorte é feito de uma forma muito fácil, mesmo em condições menos favoráveis de luz.
7) Streaming
O Atem mini através de sua saída USB pode fazer um streaming, seja direto para Youtube, facebook ou qualquer software de streaming que reconheça sua saída USB como webcam.
O StreamYard oferece 3 streamings e também o gerenciamento destes streamings. Ele oferece suporte até a criação dos eventos que podem ser criados de dentro do stramYard tornando mais fácil a operação.
Em termos de custo x benefício temos no streamYard um grande parceiro do Atem Mini, transformando o modelo mais simples da Blackmagic em uma Estação de Streaming poderosa.