Pense na URSA Mini Pro 4.6k como a criança popular na escola.
A Blackmagic Design Ursa Mini Pro 4.6k se encaixa em praticamente qualquer situação de produção, seja em documentário, notícias de última hora, filmes de longa-metragem ou até mesmo cenários de transmissão multi câmera. Embora essa câmera versátil tenha muitos recursos excelentes, este post se concentra em sete razões em especial que tornam a URSA uma opção interessante para qualquer produção.
-
Formatos
A câmera URSA Mini Pro 4.6k está equipada com um sensor CMOS Super 35mm, oferecendo aos usuários uma infinidade de opções de gravação. A câmera usa codecs compactados Cinema DNG Raw e Apple ProRes, e cada codec tem uma variedade de opções. Codecs suportados incluem o seguinte:
Cinema DNG RAW Lossless
Cinema DNG RAW 3: 1
Cinema DNG RAW 4: 1
ProRes XQ QuickTime
ProRes 444 QuickTime
ProRes HQ QuickTime
ProRes 422 QuickTime
ProRes LT QuickTime
ProRes Proxy QuickTime
Você pode gravar RAW com um cartão CFast compatível e pode até optar por gravar em dois cartões ao mesmo tempo. A taxa de quadros depende da resolução e você pode obter no máximo 60fps de gravação em 4.6k Lossless Raw. Se você quiser fotografar a 120 qps, precisará alternar para o modo de sensor de janela de 2k.
-
Faixa Dinâmica – Dynamic Range
Existem duas configurações diferentes de Dynamic Range para esta câmera: Filme e Vídeo. A opção “Filme” oferece 15 pontos de intervalo dinâmico, o que proporciona uma quantidade insana de plays quando você está executando um grau de cor. Esse fluxo de trabalho é especialmente bom se você editar e colorir com o software DaVinci Resolve da Blackmagic.
A configuração de vídeo é semelhante ao padrão de cores Rec 709 para alta definição. Então, se você está fazendo algum trabalho de run-and-gun que precisa editar e exportar rapidamente, essa opção é ótima. Se você está gravando em raw com esta câmera, no entanto, você só tem a configuração de filme disponível.
-
Acessórios
Esta câmera é muito versátil. Existe uma infinidade de acessórios que você pode obter, tanto da Blackmagic quanto de outras empresas, para que você possa personalizar a plataforma para funcionar em qualquer ambiente. Esses acessórios incluem montagens de lentes intercambiáveis, visores profissionais, gravadores de mídia e kits de montagem de microfone e ombro.
Na foto, está usando uma configuração de run-and-gun – com o visor e o kit de montagem no ombro da Blackmagic. Este é um equipamento perfeito se você é um documentarista ou cameraman de notícias. Também tem a placa de bateria de montagem em V opcional, permitindo usar baterias padrão da indústria. Para alimentar a URSA, está usando baterias Duo C-98 da IDX. Para gravar, ele está usando um conjunto personalizado do Angelbird. Este kit foi projetado especificamente para o URSA Mini Pro 4.6k e inclui dois cartões CFast e dois cartões de mídia SD.
-
Conexões
O motivo pelo qual esta câmera tem tantos acessórios é devido ao número de conexões na unidade. Na parte traseira da câmera, você encontrará quatro pontos de montagem e um conector Molex atrás de uma pequena tampa para conectar placas de bateria. Tanto a parte superior quanto a parte inferior da câmera têm portas de montagem de ¼ de polegada, permitindo que você conecte acessórios como a placa da base do ombro ou a alça superior.
Esta câmera está pronta para transmissão com portas de entrada e saída de 12G-SDI, bem como uma porta de Referência e Entrada de Timecode. Você também encontrará uma entrada de energia de 12V + e uma entrada de fone de ouvido na parte de trás do corpo. Existem duas portas LANC para usar controles remotos, que suportam início / parada de gravação, bem como controle de íris e foco em lentes EF compatíveis. Duas portas XLR estão escondidas debaixo de uma capa de borracha na extremidade traseira do topo.
No lado direito da câmera, você tem uma montagem estilo roseta para a alça lateral. Há uma saída 3G-SDI para saída 1080HD convertida, bem como um conector XLR de 4 pinos de 12V. Estou usando os dois para alimentar o visor opcional. Isso também alimenta o visor opcional do estúdio URSA. Logo abaixo, você verá o conector LANC de 2,5mm.
-
Controles Externos
Mais uma vez, fotografar em muitos cenários que exigem agilidade vai fazer você realmente apreciar o acesso rápido aos controles. Esta câmera tem tudo que você precisa no corpo. Depois de obter a configuração do seu formato, você não precisará voltar ao menu enquanto grava.
Você tem filtros ND embutidos de alta qualidade, todos os controles de câmera e botões de áudio, bem como botões de função. Você pode até mudar instantaneamente para o modo de alta taxa de quadros com o clique de um botão. Ligue rapidamente o peaking, as zebras e outras leituras e veja informações importantes diretamente no painel externo. O painel é facilmente visível sob luz solar intensa e você pode ajustar rapidamente o brilho.
-
Menu da tela sensível ao toque
Falando do menu, esta é uma das características favoritas desta câmera. A URSA Mini Pro 4.6k possui um painel touchscreen LCD de 4 ”. A tela não gira ao contrário, mas duvido que você esteja comprando essa câmera para realizar vlog. O menu interno é incrivelmente simples e intuitivo, visível mesmo em condições muito claras.
Existem seis páginas diferentes para o menu, todas extremamente simples de navegar – novamente com um layout intuitivo. Navegue entre as páginas gravar, monitorar, áudio, configuração, pré-ajustes e LUT. Você nunca se perderá nesse menu, como acontece com muitos outros modelos de câmeras. Altere qualquer uma das configurações da câmera no painel simplesmente clicando nelas. Clique duas vezes na tela para aumentar o zoom e clique nos cartões de mídia para ver mais informações – e até mesmo formatar os cartões.
-
Espaço de Cor – Color Space
Se você está usando telas verdes e digitando coisas em seus vídeos, o espaço de cores é um recurso muito importante.
A URSA Mini Pro 4.6k pode, obviamente, gravar em Raw Lossless, mas também pode capturar em muitos formatos de ProRes, incluindo Prores 444 e 422. Extrair uma chave deste tipo de filmagem é bastante simples. Essas arestas ficarão muito mais agradáveis e você não terá que lutar contra isso como faria com 420 filmagens.
Análises Finais
Só foi citado sete recursos, dos principais, mas esta câmera tem uma tonelada de outros ótimos recursos. Estes incluem capacidade Bluetooth, predefinições de controle, LUTS, alta taxa de quadros e modos de lapso de tempo – juntamente com um punhado de outros recursos. Ah sim, e quando você compra esta câmera, você recebe uma cópia gratuita do DaVinci Resolve.
A principal vantagem do URSA Mini Pro 4.6k é a versatilidade. Esta câmera é um “burro de carga”. Para quem trabalha em um estúdio, faz muito trabalho de campo ENG, material de estilo documentário de curta duração e eventos multicam de larga escala onde tem switchers e unidades móveis. Esta câmera caberia em qualquer um desses ambientes, sem problema algum.
Fonte: The Beat
Autor: Jason Boone
Matéria original: https://goo.gl/uiGd98
Veja Também: