Configuração dos Inputs do Tricaster 40
Há um bom número de chamados pro nosso Depto de Suporte, onde nos são relatadas algumas dúvidas na conexão e configuração dos inputs do Tricaster 40.
Vamos partir do exemplo de um projeto criado em 1080i; se a câmera estiver configurada para soltar componente 1080i, quando iniciar um projeto nesta resolução, ao ligar as câmeras, automaticamente a imagem aparecerá nos monitores de Preview. No exemplo abaixo , observe as câmeras 1 e 2 ativas.
Desta forma, observamos que o canto superior direito da interface do Tricaster, sempre trará o Preview das câmeras 1 a 4, Net 1 e Net 2, DDR, GFX1 e GFX2, ou seja, toda a região de Preview dos sinais.
Configurando o sinal da câmera de entrada
Pode ocorrer que o sinal que estamos encaminhando ao Tricaster não coincida com a resolução do projeto, isto é, podemos eventualmente estarmos com um projeto HD 1080i, e utilizando um sinal composto (cabo VHS) entrando no cabo Y do tricaster; como sabemos um sinal SD tem 480 linhas, desta forma nada aparecerá na tela de preview do Tricaster.
Para configurar o sinal de entrada neste caso, basta clicar na pequena engrenagem que encontra-se no canto superior esquerdo do monitor e selecionar o sinal que estamos mandando para o Tricaster.
Ao clicarmos sobre o ícone da engrenagem acessamos a divisória Input Settings conforme figura abaixo:
Basta selecionar o sinal que estamos enviando ao tricaster. Observe que mesmo em um projeto HD, podemos mandar sinal composto (480i), que o Tricaster fará a conversão do sinal para HD; o inverso também é verdadeiro, mesmo estando em um projeto SD, há opções para mandar o sinal 1080i em componente.
Uma vez selecionado o input, podemos também nesta divisória alterar o proc amps (controles de brilho, contraste , matiz e saturação); além disso, por esta divisória é possível até executar uma operação de White Balance! Basta selecionar o conta-gotas, arrastá-lo para uma região em branco do monitor e pronto.
Quando alteramos o Proc amps , o ícone amarelo da janela de input acende. Após fazermos as alterações, elas podem ser acionadas / desacionadas, apenas clicando-se sobre o ícone respectivo no monitor. A função destes ícones será melhor explicada na sequência:
Ao lado do ícone engrenagem temos mais algumas opções :
= ícone “mão” : Serve para congelar o input, de modo que o último frame exibido ficará congelado até que o ícone “mão” seja acionado novamente.
Esta opção é útil, principalmente em intervalos de programação, em intervalos de transmissões ao vivo, congelamos a câmera em um determinado frame, evitando que a imagem fique em movimento, quando não é interessante que esta determinada câmera vá para o ar em movimento.
Estes três botões, que praticamente passam despercebidos, servem especificamente para:
Azul: habilitar/ desabilitar o crop. Em algumas situações desejamos cropar as laterais ou mesmo a parte superior ou inferior da câmera, que pode estar mostrando algo que não desejamos que apareça na transmissão, como um microfone de boom… Acionamos o crop para “cortar” estes pedaços da imagem.
Verde: habilitar / desabilitar o Chroma (livemate)
Amarelo: habilitar / desabilitar o proc amps (alteração de características do sinal como brilho, contraste…etc)
O Livemate e o crop são alterados também na ferramenta “engrenagem” quando selecionamos a divisória “livemate e crop”
Falaremos de Livematte no capítulo dedicado ao Chroma.
Já em crop, basta selecionar se superior, inferior, direito ou esquerdo e alterar o percentual de corte desejado.