Há vários formatos de podcast, o mais comum, entretanto, é o de entrevistas.
O setup mais comum é o setup mesa com uma tela de LCD ao fundo. A posição da mesa pode variar, mas o comum é a utilização de três câmeras na forma clássica; uma geral e duas cruzadas apontadas uma para o apresentador e outra para o convidado ou convidados.
Mesmo que a posição da mesa varie entre horizontal ou vertical o setup de câmeras clássico é sempre o mais recomendado.
Mesmo com um setup simples, ainda assim, o enquadramento é de importância vital para o sucesso de um podcast (ou videocast).
Um enquadramento interessante tende a prender mais a atenção e gerar maior interesse pelo conteúdo.
Na maioria das vezes, os podcasts são um bate-papo amigável e sua câmera deve capturar esse tipo de ambiente.
Vamos às dicas:
1) Começando pela maior dica: enquadre sempre que possível o rosto voltado para a câmera, quer seja do apresentador (especialmente este), quer seja do convidado. Tente fugir do tradicional, onde apresentador e entrevistados são enquadrados lateralmente.
O olhar direto para a câmera é comprovadamente um fator que gera maior conexão com a audiência, fazendo com que o expectador se sinta parte da conversa.
2) Jamais esqueça a regra dos terços, ela vale também para Podcast. Quem já não viu as famosas linhas que determinam a regra dos terços?!
Está cientificamente comprovado que os nossos olhos fixam mais a atenção nas intersecções dos pontos da regra dos terços.
Logo, é interessante sempre observar o enquadramento para estes “pontos de ouro”.
*Temos até um post neste blog especialmente falando sobre composição.
3) Procure sempre uma tomada média que apareça o tronco e ombros. Certifique-se de que sua câmera esteja voltada para o assunto e que ele esteja enquadrado sempre que possível com algum espaço acima de suas cabeças.
4) O ideal é que o assunto esteja bem centralizado, porém se desejar que eles fiquem ligeiramente para direita ou para a esquerda não há problemas! As vezes é necessário posicionar o assunto mais para a direita ou para a esquerda para que o quadro fique balanceado (mais uma regra de composição).
A regra extra é:
Você pode quebrar as regras para conseguir enquadramentos únicos, tudo depende do contexto.