Descrição
DZOFilm VESPID Cyber Full Frame 35mm
A DZOFILM VESPID CYBER full frame de 35 mm T 2.1 Prime faz parte da série de lentes VESPID e é adequada para todos os tipos de produção especialmente cinematográfica dada a sua incrível qualidade.
Um dos diferenciais desta série é a chamada comunicação cibernética, pois passa os dados de abertura e foco para auxiliar nos processos de produção de efeitos especiais (VFX) .
O tamanho pequeno torna esta lente uma opção atraente ao trabalhar com drones e gimbals, bem como ao fotografar com a mão ou correr e disparar. Com montagens de lentes intercambiáveis esportivas, esta lente totalmente manual funciona originalmente com lentes montagem PL e EF. A cobertura de lente full frame suporta sensores com um círculo de imagem de até 46,5 mm para uso em câmeras com sensores até full frame sem qualquer vinheta.
A íris de 16 lâminas, consistente em todas as linhas de lentes VESPID e VESPID Cyber prime, cria destaques desfoques redondos, conferindo uma aparência mais natural e contribuem para o bokeh de aparência natural da lente. O anel de foco possui 270° de rotação para ajustes de foco precisos, e o anel de íris oferece generosos 63° de rotação. Os anéis de engrenagem de estilo cinematográfico no foco e os anéis de íris tornam a lente compatível com acessórios de lente estilo cinema, como unidades de follow focus, motores de lente e sistemas de controle de lente.
Quais as vantagens entre uma lente de cinema e uma lente fotográfica?
Vamos ver os benefícios das lentes de cinema:
A primeira diferença notável é a abertura: As lentes fotográficas trabalham em F stops que geralmente clicam no local em que vc posiciona o anel de abertura, de forma física ou eventualmente de forma eletrônica através do corpo da câmera. As lentes de cinema tem Tstops e o anel de abertura gira de forma muito suave, além disso nestas lentes o anel de abertura é bem preciso, pode ser colocado entre um stop e outro, bem como em posições intermediárias.
Os T stpos não são somente mais precisos que os f stops das lentes fotográficas, os t stops foram cuidadosamente medidos e mensurados para controlar precisamente a quantidade de luz exata que é transmitida pelas lentes ao sensor.
Uma lente com T stop pode ser trocada por outra que com a mesma abertura não haverá nenhuma alteração de luz. Isto é primordial para o cinema e para as produções em geral pois economiza trabalho na pós produção, já que a imagem de todas as lentes terão sempre a mesma luminosidade.
Outra vantagem é que as lentes Cine vem com uma engrenagem ao redor do corpo do foco, justamente para funcionar perfeitamente com um follow focus.
E as vantagens de utilizar um follow focus com uma lente de cinema são indiscutíveis: O follow focus tem dentes que são acionados por uma roda e através desta engrenagem externa é possível marcar precisamente a posição do foco desejada (incrivelmente útil para as passagens de foco).
Em cenas em que o ator se movimenta por exemplo o operador pode marcar de forma fácil as posições do giro do anel de foco, marcando a posição inicial e final e girando de acordo com a movimentação do ator para manter o foco absolutamente preciso.
Nas lentes de cinema também há starting point e ending point quando giramos o anel de foco entre a distância mínima e máxima…..Em Uma lente fotográfica o anel de foco gira infinitamente…..mesmo quando atingimos os pontos máximo ou mínimo.
A marcação de foco nas lentes fotográficas são na parte superior da lente enquanto nas lentes de cinema há marcações de foco nas duas laterais, de forma que o follow focus possa ser instalado de qualquer um dos lados, dependendo da necessidade do operador.
Outra característica marcante é que os anéis de comando de todas as lentes encontram-se sempre na mesma altura e os comandos sempre na mesma posição, isto vai facilitar em muito a operação e a economia de tempo na troca, pois não haverá necessidade de se desmontar e montar novamente o follow focus, uma economia de tempo considerável, quando consideramos os custos de uma diária de um set de filmagem. Já as lentes fotográficas são projetadas para otimizar o tamanho e o custo e não existe esta padronização de altura dos anéis de comando.
resumo das características principais:
- Trabalham em T-stops e não F-stops, T-stop é mais preciso do que F-stop e isto significa que quando trocar as lentes a luminosidade de uma lente será sempre idêntica à luminosidade das demais. Isto economizará horas de pós produção corrigindo cores.
- Sem o comum respiro de foco que as lentes fotográficas tem em maior ou menor grau (o respiro de foco é quando a frente da lente gira e mude o tamanho enquanto se opera o anel de foco)
- Há marcação de foco nas duas laterais permitindo que o follow focus possa ser instalado em qualquer posição para facilitar a gravação.
- O anel de foco tem ponto inicial e final (não gira infinitamente como nas lentes fotográficas), facilita demais as passagens de foco.
- Há dentes nos anéis de foco e zoom para serem utilizados facilmente com follow focus.
- Os anéis de foco e abertura estão sempre na mesma posição e altura em todas as lentes, o que facilita a troca rápida sem desconfigurar o follow focus economizando assim o tempo de gravação.
- São muito resistentes e ao mesmo tempo leves para poderem ser utilizadas facilmente em drones.
- A parte cibernética de sua conexão de dados passa os dados de abertura e foco para auxiliar nos fluxos de trabalho de efeitos especiais pós-produção