Tudo sobre microfones…
Você conhece os tipos de microfones e como escolher o modelo correto?
Você sabe o que é padrão de captação do microfone e qual o modelo correto para escolher para o seu trabalho?
Vamos discutir tudo o que você precisa saber sobre microfones, padrão de captação de microfones e possibilitá-lo a escolher qual o modelo correto para escolher.
Tipos de microfones
Vamos começar falando de 2 tipos principais de microfones…
Dinâmico x Condensador
Microfone dinâmico
Fisicamente falando, o microfone diâmico é Constituído de uma membrana acoplada a uma bobina móvel que trabalha em um campo magético (ímâ).
Quando o som incide sobre a membrana o conjunto entra em movimento acompanhando as ondas sonoras, que varia o fluxo magnético através da bobina, produz corrente elétrica diretamente proporcional à variação da pressão do diafragma (ou seja proporcional ao som).
Em virtude desta construção os sons de pequena intensidade tendem a ser ignorados, por isso dizemos que o som de um microfone dinâmico é mais duro… que privilegia os sons mais fortes e ignora os sons mais fracos.
De forma simples você identifica um microfone dinâmico quando não é necessário fornecer a ele nenhuma alimentação, nem o phantom power da mesa, nem pilhas…. nada.
Microfone condensador
Aqui o princípio é chamado de eletrostático.
Aquele velho exemplo de um pente …. esfregado no cabelo… após o uso atrair pequenos pedaços de papel…
Isso acontece porque o objeto esfregado adquire uma carga elétrica (estática) … da mesma forma quando andamos sobre um carpete e tocamos em uma superfície metálica podemos sentir um pequeno “choque”.
O condensador funciona graças a este princípio…
Ele tem basicamente duas placas paralelas…. uma placa fixa e uma móvel, atuando como membrana, quando o som atinge a placa flexível faz variar a distância entre as placas… variando a distância varia a voltagem…
por isso há que se fornecer uma voltagem (uma alimentação) para o sistema.
Logo, de maneira simples, um microfone condensador exige uma alimentação… é por isso que temos que ligar o mais 48v do console de áudio.
Apenas como exemplo de microfone dinâmico menciono aqui o Shure SM58…
Este modelo é um microfone dinâmico super consagrado, especialmente por vocalistas de bandas … perfeito para esta aplicação.
Um exemplo de Condensador, o Shure SM7B, super indicado para Podcasts.
Agora um outro fator importante para a escolha do microfone correto é através do seu padrão de captação….
Padrões de captação
O padrão de captação ou padrão polar vai te orientar onde posicionar seu microfone em relação a fonte sonora.
Alguns microfones oferecem mais de um padrão de captação enquanto outros oferecem apenas um padrão polar.
O padrão polar é a área onde o microfone é sensível ao som (captação do som).
Vejamos os padrões conhecidos:
- Omnidirecional
- Cardioide
- Supercardioide
- Hipercardioide
- Bidirecional (figura 8)
Alguns modelos de microfone oferecem a possibilidade de escolha entre vários padrões de captação para melhor se adequarem à necessidade.
Normalmente os microfones vem com a descrição de seu padrão de captação em forma de chart. Este chart informa os padrões de captação por frequencia.
Vejamos cada padrão e quais as aplicações mais indicadas para cada um deles:
Omnidirecional
é o padrão de captação mais comum, é igualmente sensível aos sons advindos de todas as direções, por este motivo sua representação visual de captação é um círculo..
são excelentes para captar vários assuntos com o microfone parado.
São apresentados frequentemente em modelos de mão e lapela.
Cardioide
O nome vem do padrão de captação, cujo desenho é um formato que lembra um coração.
Os microfones tipo cardiode são utilizados para inúmeros propósitos, inclusive nas aplicações em que os omnidirecionais são utilizados.
É um dos modelos mais comuns entre os microfones. Capta bem o som proveniente em sua direção frontal e também um pouco lateralmente, sendo a parte traseira praticamente nula.
Use-os quando precisar isolar uma área atrás do microfone de onde podem vir sons indesejados.
Este padrão pode ser encontrado em microfones de mão dinâmicos e também nos condensadores.
Supercardioide
É uma versão mais direcional de cardióide, oferece uma ‘“rejeição lateral” maior que o cardióde mas não tão estreita quanto os hipercardiódes..
É um modelo parecido com o cardióide, porém ainda mais direcional ao som que chega frontalmente. Em contrapartida possui um pouco mais de sensibilidade na parte traseira.
Este padrão pode ser encontrado em muitos tipos de microfones, comuns em microfones de mão , microfones shotgun, e alguns microfones condensadores “largos”
Hypercardióide
O hypercardióide é um supercardióde mais direcional, que oferece uma rejeição lateral maior e por outro lado uma sensibilidade traseira um pouco maior.
Este padrão é encontrado frequentemente em shotguns, microfones dinâmicos e em condensadores largos (diafragma largo).
Bi direcional (figura 8)
É particularmente eficaz na rejeição de sons laterais, não é muito comum observá-lo no dia a dia…
Inicado em gravações onde duas pessoas falam respectivamente uma em cada lado do microfone… Neste caso a captação de ambos é perfeita, assim como a rejeição de sons fora do eixo de captação.
Saber o padrão de captação do microfone é crucial para escolha do equipamento certo para a sua produção.
Se necessário consulte uma empresa especializada antes de efetuar a aquisição de seu produto.