Tripés – Por que investir neste equipamento?
Já parou para pensar sobre o porquê um tripé possui três pernas?
Vamos pensar um pouco:
Você já deve ter presenciado uma mesa de 4 pernas precisar de apoio em uma delas e não ficar perfeitamente alinhada num piso um pouco irregular.
Isto dificilmente acontece com um banco com três pernas.
A razão é simples:
Três pontos não alinhados formam um triângulo e sempre definirão um mesmo plano.
Como o chão normalmente é plano as três pontas vão tocar o chão. Isto pode não acontecer com a cadeira de 4 pontos.
Além disso o tripé possui 3 pernas ajustáveis, cada uma pode ser colocada em um ponto diferente e dar o apoio necessário ao equipamento, ficando bem firme no solo.
Então, adquirir um tripé é como dar pernas à sua câmera, as possibilidades de utilização aumentam na mesma proporção que a qualidade do vídeo gravado, dada a estabilidade que o tripé proporciona.
Há diferenças entre um tripé de fotografia e um tripé para vídeo; o de fotografia não precisa fazer movimentos suaves pois ele serve basicamente de apoio para suportar a câmera.
Já o tripé de vídeo necessita fazer movimentos suaves nas gravações nos movimentos de pan e tilt.
O investimento em um bom tripé tende a durar para a vida toda, logo é um bom investimento para a sua produção.
O Tripé possui 4 partes: pernas, cabeça, braço e uma placa de liberação (sapata).
Especialmente para tripés vale a regra que você recebe pelo que paga; normalmente um tripé mais caro oferece uma estabilização maior e um movimento mais fluido para seus vídeos.
Tripé de cabeça fluida
Os tripés de fotografia são feitos para girar rapidamente e travar rapidamente para que você possa tirar uma foto. Um tripé de vídeo, por outro lado, precisa se mover com muita fluidez e suavidade para capturar o movimento do seu filme. Portanto, sempre procure a palavra Fluid Head ao comprar um tripé, porque você deseja poder girar e inclinar suavemente ao mesmo tempo.
A diferença entre um tripé de cabeça fluida para um sem esta característica é gigantesca.
Tripés de cabeça esférica
O outro tipo de tripé é chamado de Tripé Ball Head. Esses tripés realmente têm copos no tripé nos quais você pode colocar a cabeça do tripé. Dessa forma, se o tripé não estiver nivelado, basta mover a cabeça da bola até que ela se alinhe perfeitamente ao invés de ter que mover as pernas do tripé.
Preste atenção também no peso que o tripé suporta, saiba o quanto pesa sua câmera, incluindo acessórios e verifique o peso que o tripé suporta.
Outra característica desejável é o chamado “quick release” que permite sacar a câmera rapidamente do tripé para usá-la nas mãos.
Todo videomaker deveria possuir um bom tripé, pois o investimento na câmera é alto, e a qualidade do trabalho que vai obter com um bom tripé compensa o investimento.
Agora que você tem uma ideia mais clara sobre as características de um tripé vamos colocar alguns links de tripés.
Mencionamos neste post os tripés Manfrotto, por serem das marcas mais consagradas no Mundo e que ainda oferecem uma boa relação de custo x benefício:
Tripé Manfrotto MKV500AM com cabeça fluida
https://www.seegma.com.br/equipamentos/tripe-manfrotto-mvk500am/