Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Áudio • Business

Saiba o que é um podcast e como ganhar dinheiro com ele

Jefferson Cruz
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

A chegada da pandemia do novo coronavirus trouxe de fato significativas mudanças no consumo de conteúdo, que foi muito além dos horários e programação definidos por rádios e tevês. Neste contexto, uma modalidade cresceu a olhos vistos, o podcast que em muitos casos passou a ser feito on demand, ou seja, atendendo a demanda de um público cada vez exigente. Neste período de combate a covid-19, o Brasil passou a ocupar o quinto lugar no ranking mundial de crescimento da produção de podcasts. O primeiro passo é saber o que é um podcast.

Leia também: Produzir conteúdo com tecnologia e qualidade

O que é um podcast

Podcast pode ser comparado como se fosse um programa de rádio, porém o seu conteúdo é totalmente feito sob demanda e uma se suas principais características é o fato de pode ser ouvido no momento em que o ouvinte quiser. O formato apresenta uma alta potência de comunicação e alcance, que pode levar informação, educação, entretenimento além de ajudar você a vender seu produto e ganhar dinheiro. Lembrando que não existe limite para a criatividade. Aqui você entendeu bem o que é um podcast.

Como fazer um podcast e ganhar dinheiro?

Como em todo projeto ou implantação de novas ideias, para criar um podcast o ideal é o programa ter um planejamento prévio. Comece com um tema bem definido, com roteiros para os episódios, um software para gravação e edição, bons equipamentos (falaremos disso no próximo tópico) e uma boa distribuição nos agregadores de podcast e plataformas de streaming. Mas, acima de tudo, é preciso atender a demanda de seu público alvo. Seu trabalho só será monetizado se for bem direcionado e produzido especificamente dentro daquilo que seu público quer e gosta de ouvir.

Equipamentos básicos para produção de podcast

Agora que você já sabe o que é um podcast, e como produzi-lo de forma a ganhar dinheiro, vamos a um ponto importantíssimo: a escolha dos equipamentos. Na Seegma você encontra o que é preciso para produzir o seu podcast.  Vamos a eles.

– Microfone

Este é um equipamento essencial para a gravação de podcasts, devendo ser o primeiro produto que você precisa adquirir. De iníco, não precisa necessariamente ser o modelo mais caro, porém trabalhar com equipamentos profissionais sempre traz qualidade para o áudio e o programa. Além disso, a diferença de custo não é tão grande como se pensa. Procure um microfone que seja capaz de isolar o som do ambiente, evitar que ruídos indesejados apareçam e que consiga captar a sua voz de maneira clara. Uma boa dica é priorizar os modelos que têm entrada USB ou P2, pois isso facilita a utilização em computadores e notebooks.

– Interface

Mais um equipamento de fundamental importância é uma interface de áudio ou um gravador digital. A interface é um dispositivo que faz a conexão entre os seus equipamentos e a sua plataforma de produção de áudio. A escolha do melhor modelo ideal vai depender de como será o projeto do seu podcast. Lembrando que o gravador é a opção ideal para ser utilizado em gravações externas. Já a interface de áudio deve ser usada em um ambiente interno e permite mais conexões, facilitando a utilização de outros recursos e a participação de convidados.

– Fones de ouvido

Aqui tem um perigo e um erro recorrente. Atenção. Muita gente economiza em demasia na hora de comprar um fone e acaba adquirindo um produto de baixíssima qualidade. Ter um bom fone de ouvido é necessário para que e o nível do áudio possa ser monitorado a todo momento e ele permite que essa atividade seja feita durante a gravação.

– Mesa de som

A mesa de som vai te ajudar a adicionar os áudios, efeitos ou introduções, por exemplo. Além disso, é possível escolher uma opção que permita a conexão de mais de um dispositivo, o que é bom para monitorar a mixagem. Desse modo, esse aparelho pode ser considerado um modo econômico de conectar vários microfones.

E quanto vou gastar?

Essa parte depende muito dos seus objetivos e claro de suas demandas em relação a seu público. Mas, pensando sempre em uma maior qualidade, podemos dizer que o custo médio inicial para que você produza um podcast em nível aceitável de mercado, gira em torno de R$ 2.500,00. Contudo, esse custo, com dissemos anteriormente, pode variar, para mais ou para menos, dependendo das intenções de seu projeto.

 

Tagscomo monetizar podcast produzir podcast

Você pode gostar

Broadcast • Business • Cotidiano Audiovisual • Eventos • Seegma

Nos Bastidores do Lollapalooza 2025 o som, a imagem e o papel invisível da Seegma

maio 29, 2025
Business • Cotidiano Audiovisual • Seegma

Por que o Suporte Técnico e a Garantia Nacional Fazem Toda a Diferença no Audiovisual?

fevereiro 13, 2025
Blackmagic • Business • Câmeras • Canon • Cinema • Cotidiano Audiovisual • Eventos • Seegma • SONY

Seegma Insights: Explorando as Tendências e Inovações no IBC 2024

agosto 28, 2024

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Jefferson Cruz

Jefferson daCruz é Radialista sob o DRT 26898/SP profissional audiovisual há mais de 23 anos. Empreendedor Audiovisual | Dir. Tec. Inovação Seegma | Sócio Instituto da Construção | Sócio cofundador do CERS Cursos online | Apoiador Digital em O Colega - Uma Plataforma de Cidadania.

Seegma é distribuidor exclusivo para os produtos LEMO
Produzir conteúdo com tecnologia e qualidade
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Prancheta_1.jpg.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • Nos Bastidores do Lollapalooza 2025
  • Shure apresenta soluções de áudio profissional na NAB Show 2025
  • Canon aposta em inovação ótica e reforça linha Cinema EOS na NAB Show 2025
  • Core SWX fortalece liderança em energia profissional e homenageia a Seegma na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO