Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
Blog Audiovisual
  • Inicial
  • Cinema
  • Blackmagic
  • Streaming
  • Canon
  • Atem
  • Fotografia
  • Tricaster
  • Vídeos
Câmeras • Canon • Cinema • Cotidiano Audiovisual • Fotografia • Uncategorized

Por que é importante saber o que é distância focal? A escolha da lente correta para seu trabalho depende disso

Marcos Oliveira
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn

Porque é importante saber o que é distância focal?

Distância focal é a principal característica de uma lente.

A definição de distância focal é  o espaço em milímetros entre o centro focal da Lente e o sensor.

Usar lentes com distâncias focais diferentes ocasionam diferenças importantes na gravação final, como alterações do ângulo de visão, e profundidade de campo.

As lentes são classificadas basicamente em três grupos principais:

Normal, Grande Angular e Tele.

A lente normal é assim chamada por apresentar um resultado final da gravação semelhante à visão do olho humano;  a distância em milímetros de uma lente normal é 50mm, porém distâncias entre 35 e 70 mm também podem ser consideradas como lente normal.

Há diferenças na classificação do que venha a ser Grande Angular.

Basicamente tudo que está entre 24 e 35 mm é considerado Grande Angular.

Abaixo de 24 mm já é considerado Super Wide (Super Grande Angular).

As Lentes Tele ficam entre 70 e 200mm.

Capturar com lentes Wide, normal ou Tele representará uma grande diferença no que a câmera vai enxergar.

O círculo externo da lente (borda ou limite) é chamado de ângulo de cobertura.

O sensor não consegue utilizar inteiramente o conteúdo deste círculo, justamente porque ele é um retângulo. Logo o sensor vai capturar apenas uma parte do que  entra por este círculo da lente.

 

     

Justamente a distância focal é que será responsável pelo que o sensor vai capturar, se em ângulos mais abertos (quando a distância focal é pequena e o sensor está próximo do centro da lente) ou um ângulo mais estreito (quando a distância focal é grande e o sensor está mais longe do centro da lente).

Características de uma grande angular

Campo de visão amplo e os objetos tendem a parecer menores, os objetos próximos à câmera tendem a parecer ainda mais próximos e os objetos mais distantes parecerão ainda mais distantes.

Logo uma lente altamente indicada para gravar paisagens, e também para gravar em espaços pequenos, dado o seu ângulo maior de visão.

Elas produzirão uma certa distorção nas linhas nos movimentos de pan e tilt, há alguns modelos  (mais caros) que possuem esta correção.

Lentes normais

Costumamos dizer que as lentes normais (entre 35 e 70mm) capturam o Mundo exatamente como ele é.

Este tipo de lente (a 50 mm é a mais famosa) foi muito utilizada na fotografia jornalística.

Lentes Tele

Quanto maior a distância mais estreita será a visão.

Elas pedem uma configuração de shutter mais rápido para evitar o borrado nos movimentos ou no balanço da câmera, especialmente quando ela está nas mãos.

A regra aqui é que nunca a velocidade seja menor do que 1 sobre a distância focal.

Exemplo:

Quando está utilizando 70mm o shutter não pode ser menor do que 1/70 por segundo.

Você deve ter ouvido falar no termo fator de crop,

O fator de crop é a relação entre o tamanho do sensor da câmera em relação ao sensor full frame.

O Sensor full frame foi projetado para capturar o mesmo que uma fita de cinema de 35mm.

Na prática um sensor menor vai captura uma parte da imagem apenas, como se ela fosse recortada nas bordas quando comparada com uma imagem capturada por um sensor full frame.

Daí vem a relação matemática do fator de crop.

O ângulo de visão muda se compararmos um sensor full frame com um sensor cromado.

 

Logo é importante saber qual o fator de crop de um sensor cropado pois ele vai influenciar o que vai ser captado (vai capturar algo mais estreito).

Assim uma lente 50 mm em um sensor cropado com fator de crop = 1,5 se tornará uma lente 75 mm. (1,5 x 50).

Há algumas postagens no blog que abordam e complementam esse assunto

Leve tudo isso em consideração quando estiver escolhendo suas lentes de trabalho.

Você pode gostar

Broadcast • Cotidiano Audiovisual • Eventos

Nos bastidores da imagem perfeita: o SDI e sua soberania silenciosa no broadcast

junho 12, 2025
Broadcast • Business • Cotidiano Audiovisual • Eventos • Seegma

Nos Bastidores do Lollapalooza 2025 o som, a imagem e o papel invisível da Seegma

maio 29, 2025
Canon • NabShow

Canon aposta em inovação ótica e reforça linha Cinema EOS na NAB Show 2025

maio 15, 2025

Sobre o autor

Ver todas as matérias

Marcos Oliveira

Economista formado pela PUC–SP e Tecnólogo em Processamento de Dados pelo Mackenzie.
Atua na área de vídeo, e Treinamento há mais de 20 anos.
Trabalhou em empresas como AD Digital e DRC, atua na Seegma Broadcast há 16 anos, respondendo por Suporte Técnico e Treinamento.

O QUE É PRECISO SABER SOBRE CARTÕES DE MEMÓRIA
Desvendamos os códigos das lentes Sigma
    Compartilhar
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • LinkedIn
  • Prancheta_1.jpg.webp

Sobre o Blog Audiovisual

Canal de conteúdos criado pela Seegma,  empresa que fornece soluções, customizando projetos e oferecendo equipamentos para todas as demandas do universo audiovisual.

Representamos as principais marcas de áudio e vídeo do cenário mundial.

Posts recentes

  • Nos bastidores da imagem perfeita: o SDI e sua soberania silenciosa no broadcast
  • Nos Bastidores do Lollapalooza 2025
  • Shure apresenta soluções de áudio profissional na NAB Show 2025
  • Canon aposta em inovação ótica e reforça linha Cinema EOS na NAB Show 2025

Seega Seegma nas Redes Sociais

  • facebook
  • instagram
  • youtube
Todos os direitos reservados © 2018 - 2021. Grupo Seegma PRO